sábado, 10 de dezembro de 2022

Semana boa para o mercado mundial

Crédito: Rovena Rosa/ABr

Na sexta-feira, as bolsas americanas fecharam em alta, com o início das divulgações de resultados das empresas que vem apresentados resultados melhores do que o esperado, mesmo com o atual cenário inflacionário histórico nos EUA.

No Brasil, o Ibovespa acompanhou o movimento dos EUA, e fechou em alta de 2,35% aos 119.928 pontos. Na semana acumulou alta de 7%, sendo o maior desempenho semanal desde novembro de 2020. Foi impulsionada pela alta do petróleo e do minério de ferro. Além disso, o mercado financeiro reagiu positivamente com os resultados das pesquisas eleitorais, que já apontam um empate técnico e em outras sinalizam uma vantagem do atual presidente. Isso, fez com que investidores procurassem as ações de estatais que estavam baratas, ou seja, há uma preferência pelo mercado pela manutenção do atual governo.

As exportações do agronegócio brasileiro chegaram a US$ 14 bilhões em setembro, uma elevação de 38,4% na comparação com o mesmo período de 2021. Além do aumento dos preços, que subiu 17,2% e na quantidade exportada, que subiu 18,1%. No acumulado de 2022, até setembro, as exportações do agronegócio somaram US$ 122,07 bilhões, um avanço de 30,5% na comparação com 2021.

Wagner Matos – economista

– Publicidade –

Outros destaques