G10 Editora

Semana do Trânsito promove ações de sensibilização dos pedestres

Sensibilizar a população maranhense para a proteção e prioridade dos pedestres é a finalidade da Semana Nacional do Trânsito, que teve início, nesta quinta-feira (19), e prossegue até a próxima quinta (25). As ações serão desenvolvidas com a finalidade de diminuir a mortalidade por acidentes de trânsito que, segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), este ano já levou mais de 150 pessoas a óbito em São Luis.

A Semana do Trânsito teve início com o? Seminário de Comunicação e Saúde para o Trânsito no Maranhão?, no Hotel Veleiros. O secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Alberto Carneiro, disse que os acidentes de trânsito com motociclistas vem matando mais pessoas que o câncer. “?De janeiro até o início de setembro tivemos 156 vítimas fatais de acidentes de trânsito, dos quais 20%de motociclistas”?, informou.

O levantamento mostra que em 2011 foram 1533 óbitos por acidentes de trânsito no estado, sendo 303 em São Luis. No ano seguinte foram 1717 e 337 na capital. Ano passado foram 1609 em todo o estado e 296 em São Luis. ?”Estes dados nos levam a montar novas estratégias de repassar estas informações e sensibilizar a população para a necessidade de termos um trânsito mais seguro e motoristas habilitados e responsáveis?”, completou Alberto Carneiro.

As consequências dos acidentes de trânsito também foram ressaltadas pelo coordenador estadual do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Victomar José Teixeira. “?Além de danos irreversível, os acidentes de trânsito levam os pacientes a encherem os leitos e UTI´s, deixando que outros pacientes deixem de usar o serviço?”, completou.

As ações da Semana do Trânsito serão desenvolvidas pela SES junto com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) em parceria com o Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito. O coordenador da campanha Vida no Trânsito da Maçonaria, Lourizal Souza, disse que a Grande Loja lançará uma campanha permanente para mudar o comportamento dos condutores de veículos e motos na capital. “?Temos que educar pedestres e motoristas para que possamos diminuir o número de ocorrências de acidentes, que chegam a 71% dos atendimentos do SAMU”?.

O secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luis, Canindé Barros, lembrou que a capital conta atualmente com 341 mil veículos e que é preciso priorizar o pedestre, para que esta realidade possa ser mudada. ?”São Luís é hoje a 11ª cidade com mais acidentes de trânsito com vítimas fatais e esta campanha precisa ser permanente, para que toda a sociedade valorize a vida e respeite o direito de todos de ir e vir?”, justificou.

 

Programação

Data

Local

Ação

19/09-

Loja Maçônica do Maranhão

Evento com motociclistas

20/09 –

Arena da Lagoa da Jansen

Passeio Ciclistico

21/09 ? 9:00

Avenida Litorânea

Caminhada pela Vida

22/09 ? 8 às 10 h

Avenida Daniel La Touche ? Shopping da Ilha

Bliz Educativa

23/09 ? 8h30

Parque do Bom Menino

Palestra

24/09 ? 8h30 às 10 h

16 às 17h30

Avenida Colares Moreira – Renascença

Blitz Educativa ? Faixa de Pedestre

25/09

Zona Rural

Atividade Pedagógica

 

– Publicidade –

Outros destaques