quarta-feira, 19 de junho de 2024

Semana Nacional do Meio Ambiente: Equatorial Maranhão participa de ações educativas com Projeto E+ Reciclagem

A Semana Nacional do Meio Ambiente ocorre entre 01 a 05 de junho, com o intuito de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente, – comemorado dia 05 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há mais de 50 anos, a data busca sensibilizar a sociedade a respeito dos impactos causados no meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, além do incentivo para o desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de conscientizar a população durante este período, a Equatorial Maranhão, por meio do projeto E+ Reciclagem, conta com uma programação especial voltada para toda a comunidade. No dia 03, representantes do projeto participaram de uma mesa redonda no palácio Henrique de La Roque, discutindo a importância da semana do meio ambiente para a preservação do planeta. As atividades continuam nessa quarta-feira (05), com uma palestra sobre energia verde no IEMA – Bacanga. Na mesma data, o projeto também vai participar do Simpósio da Faculdade do Maranhão (FACAM), que este ano traz o tema “Pensamento Crítico sobre Reciclagem na Comunidade” como foco de debate.

De 06 a 08 de junho, o E+ Reciclagem será um dos projetos presentes na II Feira do Meio Ambiente idealizada pela SEMA, que acontece no São Luís Shopping, abordando a importância da iniciativa e os seus impactos positivos para a sociedade. Além disso, na oportunidade, estarão sendo ofertados os serviços de emissão da segunda via através da Clara, além do envio da fatura de energia elétrica por e-mail, serviços que corroboram com práticas sustentáveis. Ainda no dia 06, acontecerá uma oficina de puff artesanal com pneus reciclados, das 13h às 17h, na Semana do Meio Ambiente – SEMEIA da UEMA. Já na sexta-feira (07.06), a iniciativa estará presente na Centro de ensino Nascimento de Moraes com palestras educativas em alusão à Semana do Meio Ambiente.

Para finalizar a programação em São Luís, o projeto participará, nos dias 10 e 11 de junho, da Gincana de Sustentabilidade, com a participação das escolas comunitárias no bairro da Vila Embratel. No dia 12, é a vez dos alunos da Escola Adventista no bairro da Cohab a receber os membros do E+ Reciclagem para uma palestra sobre a importância da reciclagem para a preservação da natureza.

A Analista dos Projetos de Eficiência Energética PEE da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, pontua que o olhar da sociedade deve estar voltado para a importância do meio ambiente todos os dias e não apenas durante a semana de comemoração da data. “A Semana Nacional do Meio Ambiente é fundamental para incentivar a reflexão e a inclusão da sociedade em pautas ambientais, tais como conservação da natureza e sustentabilidade. Ciente disso, a Equatorial Maranhão, através do E+ Reciclagem, reforça o combate dos prejuízos causados por resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente e promove a cultura da coleta seletiva para a população”, destaca Rosângela.

Em todo o estado, o E+ Reciclagem também estará realizando uma ação de entregas de brindes para os clientes que nesta quarta-feira (05) comparecerem aos postos com resíduos para serem trocados. A iniciativa tem como objetivo incentivar o descarte consciente de materiais recicláveis, um dos pilares sustentáveis do projeto.

Saiba mais sobre o E+ Reciclagem

O E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, lançado em 2011 que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. A iniciativa também busca promover ações voltadas para a conscientização e preservação ambiental e combater os efeitos prejudiciais causados pelos resíduos sólidos que são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva através da conscientização da população. Apenas em 2023, o projeto arrecadou mais de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de luz das famílias maranhenses.
Desde o lançamento do programa, foi possível evitar o corte de cerca de 342 mil árvores no estado. Além disso, mais de 3.100.000 mil m³ de água ficaram livres de poluição, 2.684 mil toneladas de carvão foram economizadas e 146.349,19 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) deixaram de ser lançados na atmosfera, evidenciando a importância e os bons resultados da iniciativa, que tem como propósito cuidar e preservar o meio ambiente. Também foram economizadas cerca de 219 mil (MWh/volts) de energia elétrica e mais de 46 mil clientes contribuíram para a preservação do meio ambiente ao realizaram a troca resíduos recicláveis.

A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

– Publicidade –

Outros destaques