terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

SENAI e Equatorial: parceria que gera mais energia para o Maranhão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) certificou 23 alunos da segunda turma da Escola de Eletricistas, na última sexta-feira (16) na Unidade do SENAI Raimundo Franco Teixeira, no bairro do Monte Castelo.    

O projeto realizado em parceria com o Grupo Equatorial ofertou qualificação gratuita para atuação no setor de energia, com ajuda de custo e material para as aulas. O curso com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, formou Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica.   

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, destacou como as parcerias com a iniciativa privada podem contribuir para a educação tecnológica no estado. Para ele, a capacitação demonstra preocupação com a inclusão social e produtiva das pessoas. “A Equatorial é um exemplo de responsabilidade social que proporciona aos jovens do nosso estado capacitação profissional e inclusão nas cadeias produtivas e nós do SENAI-MA somos muito gratos por essa iniciativa”.    

O diretor executivo da Equatorial-MA, Sérvio Túlio dos Santos, destacou a certificação das mulheres em uma atividade predominantemente masculina. “Essa é uma turma especial porque temos a grata satisfação de ver que nove mulheres venceram o desafio provando que é possível participar de qualquer atividade em qualquer ramo. Nós reafirmamos o nosso compromisso com a educação nessa parceria de sucesso com o SENAI que tanto nos enriquece e vamos ter mais turmas como esta no futuro”, disse.    

Com o certificado em mãos, Darlene Carvalho não escondeu o orgulho pela conquista. “Para mim é uma honra concluir este curso junto ao SENAI-MA que contribuiu muito para eu ter chegado até aqui. E sou um exemplo de que a mulher pode estar em qualquer lugar, basta ela se dedicar”.   

Marcony Feliphe Oliveira, orador da turma, afirmou que essa é uma oportunidade para que as portas do mercado se abram para os novos profissionais. “Estamos finalizando uma etapa hoje para iniciarmos a nossa mudança de vida. Sem dúvidas esse curso elevou a nossa dignidade porque ajudou a gente a acreditar que poderíamos nos tornar verdadeiros profissionais”.    

Escola de eletricistas

A Escola de Eletricistas é uma capacitação gratuita que visa a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. O projeto foi criado pela Equatorial Energia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e está na segunda turma. A distribuidora atende 2,7 milhões de consumidores em todos os 217 municípios maranhenses. O curso promove a inserção social e produtiva em uma área em expansão em todo o país.  

A parceria entre o SENAI-MA e a Equatorial Energia tenta suprir parte da carência de mão de obra no setor. “Os alunos da Escola de Eletricistas vão passar 90 dias em um curso que tem a melhor programação técnica em eletricidade e que se preocupa com aspectos práticos, comportamentais e de segurança”, disse José Jorge, diretor de relações institucionais da distribuidora.  

O curso profissionalizante possui 480h com aulas teóricas e práticas ministradas durante três meses. Todos os 50 alunos selecionados este ano para a capacitação – divididos em duas turmas – passam também por um curso comportamental com carga-horária de 112h. Além de estruturarem um Projeto de Vida, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal.  

– Publicidade –

Outros destaques