sábado, 24 de setembro de 2022

SENAI-MA inicia cursos na área de Construção Civil em São José de Ribamar

Os cursos de Pedreiro e de Pintor de Obras já iniciaram no estacionamento do Shopping Pátio Norte. A iniciativa é uma parceria que envolve a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), a Prefeitura de São José de Ribamar e a Canopus. A área da Construção Civil tem carência de mão de obra qualificada. Por isso, ao final do curso, os alunos certificados têm grande chance de ingresso no mercado de trabalho.

Os alunos dos dois cursos foram selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pela Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar. Muitos deles estão inscritos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e são mulheres, o que torna a iniciativa ainda mais relevante no que se refere à capacitação de mão de obra feminina para o setor da Construção Civil.

Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon, disse que a indústria da Construção Civil tem crescido muito na área imobiliária e isso inclui o município de São José de Ribamar. “Devido à carência de mão de obra capacitada, ao final do curso muitos dos alunos já poderão ser contratados pelas empresas do setor”, antecipou.

É o que espera Joyce dos Santos Abraão, 30 anos. Ela falou que abraçou essa oportunidade com foco e determinação porque busca conhecimento, pois isso facilita a conquista de uma vaga de trabalho. “Eu me sinto privilegiada em estar neste curso em uma área que tem predominância de homens. Nós mulheres somos detalhistas e podemos contribuir muito com o setor, adquirindo conhecimento e mostrando nossas habilidades”, destacou Joyce.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, lembrou que as mulheres estão quebrando muitos tabus e uma dessas rupturas estava materializada na adesão feminina aos dois cursos. Ela disse ainda que iniciativas como essa visam transformar a cidade e promover a cidadania dos ribamarenses. “A gente só cresce com educação. Por isso, tenham determinação e se dediquem para esses cursos que são uma etapa da formação de vocês. Outras oportunidades virão’, frisou Gilvana.

O papel do SENAI-MA é capacitar as pessoas para o mundo do trabalho e assim promover a inserção social e produtiva. “Acreditamos que só podemos desenvolver a nossa cidade e o nosso estado através da Educação. E é por isso que a Educação Profissional é tão importante’, destacou o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda. Thiago Carvalho, superintendente do Shopping Pátio Norte e representante da Canopus, também esteve presente ao lançamento dos cursos. Na ocasião ele ressaltou a qualidade das instituições parceiras e o privilégio de participar de uma capacitação como essa.

– Publicidade –

Outros destaques