O Serviço Social da Indústria (SESI) do Maranhão realiza, nesta sexta-feira (23), uma grande mobilização para vacinação de trabalhadores da indústria contra a gripe e outras doenças. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o SESI Nacional e o Conselho Nacional do SESI, e ocorre simultaneamente em 25 estados e no Distrito Federal. A expectativa é imunizar até 1 milhão de trabalhadores em todo o país até o fim do ano.
No Maranhão, a mobilização será realizada simultaneamente em 30 empresas industriais, localizadas em sete municípios, a partir das 7h30 da manhã. Na sede da Cimento Bravo (CIMAR), localizada na Vila Maranhão, cerca de 100 trabalhadores serão vacinados, marcando simbolicamente o início da campanha no estado. A ação contará com a presença do superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima.
Além de São Luís, o Dia D acontece também em Imperatriz, Campestre, Açailândia, Caxias, Rosário e Bacabeira, com a aplicação de 3.650 doses de vacinas, destinadas a 3.512 trabalhadores de 30 empresas maranhenses.
A campanha oferece cinco tipos de vacinas: contra a Influenza (gripe), febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Dupla adulto dT (difteria e tétano) e hepatite B. Além de ampliar a cobertura vacinal, a iniciativa busca promover ambientes de trabalho mais saudáveis, aliando ações de prevenção às estratégias da atenção primária e da telessaúde.
A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre os parceiros do evento. “Levar a vacinação até as empresas é uma forma concreta de alcançar os trabalhadores. Fortalecer a prevenção em saúde exige presença nos territórios, diálogo e compromisso com o cuidado contínuo”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, destacando a importância da parceria.
Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, “ações como essa são primordiais para a manutenção da produtividade na indústria. A gripe, por exemplo, é responsável por cerca de 10% das faltas no trabalho. Por isso, é fundamental que as empresas garantam as doses para seus trabalhadores, promovendo a imunidade coletiva”, afirmou.
O superintendente do SESI-MA, Diogo Diniz, ressaltou o papel da instituição: “O SESI é referência nacional em vacinação. Nossa parceria com o Governo Federal e o Governo do Maranhão reforça o compromisso da indústria com a saúde dos seus trabalhadores. Juntos, contribuímos para ampliar a cobertura vacinal no país”, concluiu.