terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Show: finalistas do 2º Concurso de Toadas em Sotaques da Baixada e Costa de Mão serão apresentadas neste sábado, no Convento das Mercês

João do Sá Viana, cantador do Boi de Pindaré

Ganha os palcos 15 de outubro de 2022, do Convento das Mercês, neste sábado (15), a partir das 18 horas, o 2º Concurso de toadas de Bumba-meu-Boi em sotaques da Baixada e Costa de Mão 2022. O projeto, organizado pela Central dos Bumba-meu-Boi da Baixada e Costa de Mão, pretende dar maior visibilidade aos Mestres, Cantadoras e Cantores de Bumba-meu-Boi destes sotaques, além de agregar mais valor à própria brincadeira do Bumba-meu-Boi que caracteriza a cultura maranhense.

Este evento tem caráter exclusivamente cultural e é uma ação que pretende em 2022 promover uma maior integração entre o público, os artistas e os Grupos de Bumba-meu- Boi do sotaque da Baixada e de Costa de Mão e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades aos mestres populares de obterem reconhecimento junto às suas comunidades ao se projetarem como as personalidades agregadoras dos grupos e mantenedores da Cultura Popular do Bumba-meu-Boi.

O Concurso teve uma primeira etapa eliminatória, na qual foram selecionadas 15 toadas.  E neste sábado, as 15 escolhidas no sotaque da Baixada e todas as inscritas na categoria Costa de Mão farão apresentação de seus trabalhos em um show, com toda a estrutura de palco, som e iluminação, sendo realizada a gravação das apresentações com perspectivas de lançá-las em um CD.

Serão premiados os melhores cantadores e cantadoras no sotaque de Costa de Mão (1º e 2º lugar) e no sotaque da Baixada (1º ao 5º lugar. A premiação será em dinheiro.

A importância do projeto

A visão de contribuição com a divulgação e preservação da cultura de raiz do Estado do Maranhão, visto que o Bumba-meu-Boi é a referência maior da cultura popular maranhense e foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A entrada é grátis. O Convento das Mercês fica na rua 28 de julho, Bairro Desterro, Centro Histórico de São Luís

– Publicidade –

Outros destaques