Diante da suspensão das aulas por parte de algumas escolas, em São Luís, por conta da paralisação dos caminhoneiros, o sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão divulgou nota, na tarde desta terça-feira (22):
NOTA
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE/MA) comunica que a decisão sobre a suspensão ou não das atividades letivas, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, e? exclusivamente da diretoria de cada instituição, que deve avaliar suas condições e particularidades.
O diretor deve estar ciente de que a reposição dos dias paralisados devera? ser efetivada de acordo com o calendário de cada instituição de ensino.
A diretoria do SINEPE/MA entende que não cabe ao sindicato, determinar ou sugerir a suspensão das aulas, mesmo sabendo das dificuldades que ainda estamos vivenciando, como:
– Falta de previsão para a normalização do abastecimento nos postos de combustíveis que tem dificultado a circulação dos transportes públicos e de veículos particulares;
– Desabastecimento do comércio, o que pode atingir o atendimento nas cantinas escolares e material destinado a higiene e limpeza.
O SINEPE/MA tem pleno conhecimento da gravidade da situação que hoje e? vivenciada em todo o país. Entende tambe?m que o governo federal, instância em que essa discussão está sendo travada, já deu as garantias para o atendimento das reivindicações da categoria. Estaremos vigilantes em acompanhar todo esse processo e orientar as instituições de ensino no que for pertinente às atribuições do SINEPE/MA.
Aguardemos os desdobramentos na esperança de voltarmos a? nossa rotina o mais breve possível.
São Luís, 28 de maio de 2.018
Paulino Delmar Rodrigues Pereira
Presidente do SINEPE/MA