domingo, 23 de junho de 2024

Smartwatches: um aliado na vida fitness

Suzana Beckmann

Smartwatches ou relógios inteligentes, em tradução livre: esses são os novos queridinhos de quem quer manter uma vida saudável e aposta na tecnologia como aliada na conquista desse objetivo. Nestes aparelhos, é possível acompanhar o batimento cardíaco, o gasto de calorias e até o número de passos dados, além de receber alertas de saúde por meio do dispositivo.

Com tantas funções e cada vez mais ‘upgrades’, as chamadas wearables technologies (tecnologias vestíveis) vem ganhando espaço e muitos adeptos. De acordo com um ranking que avalia as tendências fitness, o uso de smartwatches ocupa o segundo lugar na preferência dos consumidores, ficando atrás apenas dos treinos online, que cresceram e tiveram notoriedade, principalmente, após o período pandêmico.

A consultora de vendas do Grupo Mateus, Cleiziane Teixeira, explica que, além dos alertas voltados para a atividade física, os clientes buscam, ainda, por modelos que ofereçam a opção de realizar ligações. “Os produtos que mais saem são os que possuem marcação de pressão arterial e calorias, além de quilômetros percorridos. A preferência é por modelos à prova d’água, com GPS e que se conecta ao smartphone via bluetooth. Uma curiosidade é que alguns smartwatches já registram fotos também e fazem ligações. O fator mais importante da procura por eles é a praticidade e personalização”, afirma.

Para evitar o sedentarismo, que é um dos principais pontos que potencializa doenças, junto à falta de alimentação saudável, dentre outros fatores, esses aparelhos são uma forma de colocar a “saúde em dia”. Ao monitorar a rotina, o relógio disponibiliza em tempo real informações sobre a saúde do usuário. Ao olhos atentos de quem quer mudar o estilo de vida, o acessório ajuda a perceber onde se está errando e, a partir disso, permite modificar a rotina e criar novos hábitos, que resultarão em mais qualidade de vida.

– Publicidade –

Outros destaques