sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Sustentabilidade é tema da 13ª Semana de Museus do Governo do Estado

Comemorando a Semana Nacional de Museus, iniciada na última segunda-feira (18), a programação, em São Luís, nesta terça-feira (19), começa a partir das 9h de forma setorizada, em cada unidade participante. A Semana Nacional de Museus segue na Capital até domingo (24). Neste período, as unidades realizarão atividades paralelas, de acordo com o segmento o qual são especializadas.

 

 Integram a edição 2015 do evento: o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa da Festa, Ponto de Memória – Centro Cultural Divino Espírito Santo/ Porto Grande, Bacuí, Icatu, Sebrae, Sítio Pyranhenga/ CEPROMAR, Museus dos Capucinhos, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, UFMA/ Memorial Cristo Rei, Museu Afro-Digital físico, Museu de Artes visuais, Museu de Arte Sacra do Maranhão, Casa Histórica de Alcântara.

 

A abertura da 13ª Semana de Museus de São Luís, que este ano apresenta-se como a edição com o maior número de entidades museais envolvidas na promoção do evento foi realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e  reuniu 21 museus e seis pontos de memória de oito municípios, que realizaram exposições de trabalhos, aproximando as atividades museológicas do grande público.

 

Espaços museais, como o Palácio dos Leões e a Fundação da Memória Republicana lançaram mão da tecnologia, e proporcionaram ao público um verdadeiro passeio virtual pelos espaços físicos dos respectivos museus retratados em telas.

 

“O projeto do governador Flávio Dino para as Casas de Cultura é garantir apoio às iniciativas de integração, mas, ao mesmo tempo, assegurar a independência uma das outras. Isso significa que elas deverão, em breve, somar cada vez mais esforços e ações conjuntas, tais como na Semana de Museus, mas devem ser cada vez mais espaços legítimos de produção do conhecimento, de forma que possam contar com equipes capacitadas e conscientes do seu papel social”, considerou a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques.

– Publicidade –

Outros destaques