Duas das seleções favoritas ao título da Copa do Mundo na Rússia estrearam neste sábado. A França venceu a Austrália no sufoco e com o auxílio da tecnologia, enquanto que a Argentina não saiu de um empate com a Islândia.
Quem esperava ver Mbappé e Pogba brilharem em campo, viu o destaque ir para o árbitro uruguaio Andrés Cunha, que recorreu ao sistema de árbitro de vídeo, o VAR, para definir uma jogada em que o francês Antoine Griezmann foi derrubado na área do time adversário. Foi a primeira vez que o sistema foi usado em uma Copa do Mundo. O pênalti foi sinalizado e o próprio Griezmann converteu.
Minutos depois, Umtiti colocou a mão na bola. Pênalti para a Austrália, que Jedinak converteu.
O jogo seguia equilibrado e caminhava para um empate. Até que Pogba chutou de fora da área e acertou o travessão. A bola quicou atrás da linha e voltou pra dentro do campo, mas o juiz confirmou o gol que garantiu os três primeiros pontos da França.
O outro jogo do grupo C será entre Peru e Dinamarca, às 13h.
Na partida entre Argentina e Islândia, o destaque foi o equilíbrio entre os times no primeiro tempo e o sufoco que os Hermanos deram no segundo tempo. O que não foi suficiente para evitar o empate.
O primeiro gol do jogo foi da Argentina, com Agüero, aproveitando chute errado Rojo. Foi o primeiro gol do centroavante em uma Copa do Mundo. Pena que não deu para comemorar muito. Menos de cinco minutos depois, a Islândia empatou com Finnbogason, que marcou seu nome na história como autor do primeiro gol da Islândia na história das Copas do Mundo.
Apesar de acuar a Islândia e ter criado diversas oportunidades, a Argentina não conseguiu a vitória. Nem mesmo o craque do time esteve inspirado, tendo, inclusive, perdido um pênalti.
O jogo que fecha a primeira rodada do grupo D será entre Croácia e Nigéria.