A Galeria Trapiche abre nesta quarta-feira (19), às 18h, a mostra ‘Missão Artística Maranhense’, do artista Alexandre Mourão, uma das selecionadas na Chamada Pública Ocupação Trapiche #10. A curadoria é da Dra. Regiane Caire Silva e tem como convidado o grupo Urban Sketchers São Luís.
A exposição fica em cartaz até 19 de outubro, aberta para visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h. “Chegamos a décima edição da Ocupação Trapiche e muita gente boa já passou por aqui. O principal objetivo da ocupação é o de atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões”, contou a diretora da Trapiche, Camila Grimaldi.
‘Missão Artística Maranhense’ relaciona passado e presente com apropriações de imagens do livro “O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas” de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). A rara edição inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que aborda como tema o Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.
Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular.