domingo, 25 de setembro de 2022

Terminal de Integração da Praia Grande recebe exposição fotográfica em homenagem aos 410 anos de São Luís

O Terminal de Integração da Praia Grande é o segundo a receber, a partir de domingo, 4, o projeto cultural “História em Movimento – Exposição Histórica e Fotográfica nos Terminais de Ônibus. A exposição fotográfica itinerante semanal já passou pelo Terminal da Cohama, primeiro local a receber o projeto, e fica no Terminal da Praia Grande até 11 de setembro.

Na exposição é possível ver diversos temas que compõem o dia a dia de São Luís e seus moradores como bairros, futebol, ruas, cultura, religiosidade, patrimônio histórico, transportes e natureza. O projeto é um presente histórico e cultural para população usuária de transporte público em homenagem aos 410 anos da cidade São Luís.

Na primeira semana no Terminal da Cohama chamou a atenção dos usuários do transporte como o aposentado José Raimundo Diniz, 80 anos. “Achei tudo muito bonito e faz a gente lembrar como a nossa cidade é bonita e tem lugares bonitos”, disse José Raimundo. A diarista Fátima Azevedo também gostou do que viu. “Tudo bonito. Mesmo na correria fiz questão de parar para olhar as fotos que chamaram minha atenção”, garantiu.

A exposição conta com monitores, estudantes do curso de História, que auxiliam o público com informações. Além disso, para que o público leve para casa as histórias contadas, será disponibilizado um catálogo digital da exposição que poderá ser baixado por meio de um QR Code disponível nos painéis da exposição.

O projeto é uma criação de Cassia Melo, da Oito Projetos Criativos, e terá como curadoria e coordenação gráfica e técnica, os fotógrafos Meireles Junior e Edgar Rocha.  Edgar Rocha será homenageado pelo trabalho realizado ao longo dos 40 anos fotografando a vida de São Luís. A exposição é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo Grupo Audiolar.

Programação

A programação do História em Movimento será o mês todo de setembro até 02 de outubro. Começou pelo  Terminal da Cohama. Logo em seguida, será a vez de o Terminal da Praia Grande receber a exposição no período de 04 a 11 de setembro. O terminal da Cohab será entre os dias 11 e 18 de setembro. Já o Terminal Industrial terá a exposição de 18 a 25 de setembro. Por fim, o Terminal do São Cristóvão receberá a exposição de 25 de setembro a 02 de outubro

Projeto homenageia o fotógrafo Edgar Rocha

Fotógrafo radicado no Maranhão, Edgar Rocha elegeu a vida na ilha de São Luís como destino há mais de 40 anos.

Registrando de maneira incansável a rotina deste lugar, tem se dedicado a compor, de forma magistral, aspectos da sua cultura local, assim como da paisagem material.

Festas populares, embarcações tradicionais e imagens do centro histórico estão entre os seus temas preferidos.

Além das imagens feitas por ele, Edgar tem se mostrado um guardião da memória fotográfica relacionada ao Maranhão.

Ao longo dos anos, foi agregando um acervo raro de fotografias feitas nos séculos XIX e durante o século XX. Esta exposição está sendo realizada com a maioria de fotos do seu acervo.

– Publicidade –

Outros destaques