terça-feira, 16 de abril de 2024

Tese de doutorado de docente do Cest inova no trato da endometriose

A profa. do Curso de Enfermagem do CEST Isabella Bastos Jacome de Souza conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com tese inovadora que apresenta uma alternativa ao tratamento da endometriose.

A Professora Isabela Bastos Jacome de Souza, ex–aluna e atual docente do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A tese apresenta uma perspectiva inovadora no tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres em idade reprodutiva: a endometriose, caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, e que é uma condição dolorosa e muitas vezes debilitante, afetando a qualidade de vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Após testes, foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, Professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Sua abordagem inovadora não apenas destaca a importância da pesquisa contínua em doenças ginecológicas, mas também reafirma o compromisso do CEST com a excelência acadêmica e a contribuição para o avanço científico.

– Publicidade –

Outros destaques