A primeira edição do Toada Talk deste ano será realizada no dia 25 e terá como tema o atendimento ao público LGBTQIA+ no cumprimento dos mandados judiciais. A iniciativa promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação (ToadaLab) em parceria com o Comitê de Diversidade, será realizada no Auditório Madalena Serejo do Fórum Desembargador Sarney Costa, Calhau, das 9h às 12h.
A roda de conversa tem como objetivo discutir a temática da diversidade de gênero para a compreensão dos conceitos da representatividade de todas as identidades de gênero, dentro de um contexto onde elas são respeitadas; promover uma cultura institucional antidiscriminatória no atendimento aos usuários do sistema de justiça; elaborar um guia prático com orientações para o atendimento do público LGBTQIA+ no cumprimento dos mandados judiciais, para auxiliar o trabalho executado pelos oficiais de Justiça do Estado do Maranhão, sanando dúvidas, padronizando a abordagem e orientando o profissional como proceder nas diversas situações enfrentadas na prática quando há divergência do nome social e nome civil do destinatário do ordem judicial e orientar as secretarias judiciais para o atendimento do público LGBTQIA+ e confecção dos mandados judiciais.
O público alvo do evento são os oficiais e as oficialas de justiça e servidores e servidoras que atuam nas secretarias judiciais do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. Nesta edição serão disponibilizadas 200 vagas.
INSCRIÇÕES
Os (as) candidatos (as) deverão realizar inscrição através do sistema Sentinela/Tutor no período de 11 a 18 de março de 2024.
Participarão da primeira edição deste ano os especialistas:
- Adrian Freire de Lemos Vilar
Secretário do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT-MA);
Vice Presidente do Instituto Lilás de São José de Ribamar de Direitos Humanos;
- Jaciara Monteiro Santos Rodrigues
Oficiala de Justiça do TJMA
Laboratorista do Toada Lab
- Bianca Joseh Bezerra
Técnica Judiciária
Membra do Comitê de Diversidade do TJMA
Moderador:
- Luciano Lopes Vilar
Técnico Judiciário
Laboratorista do Toada Lab
Membro do Comitê de Diversidade do TJMA
TOADA TALK
Trata-se de uma roda de conversa realizada pelo Toada Lab em parceria com a ESMAM, para debate de assuntos emergentes sobre inovação no judiciário. Tem o objetivo de promover um espaço de diálogo e reflexão, sobre os desafios e oportunidades na modernização de temas e serviços do poder judiciário e do sistema de justiça; compartilhar experiências e boas práticas; fomentar a cultura da inovação e a criação de soluções inovadoras para aprimorar os processos, serviços e acesso à justiça e discutir assuntos emergentes sobre o tema.