sábado, 4 de fevereiro de 2023

UFMA: consulta para eleição acontece hoje

A consulta prévia  para eleição do novo  reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acontece nesta quarta-feira (27) e conta com a participação de aproximadamente 26 mil votantes. Os eleitos ficarão à frente da UFMA no quadriênio 2015-2019.

 

Podem votar: os técnicos administrativos, docentes – inclusive os afastados, professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e do Colégio Universitário, maiores de 16 anos. Confira a lista no site da UFMA.

 

Os professores possuem 70% dos votos enquanto que discentes e técnicos administrativos possuem 15% cada.

A eleição acontece de 08 às 21h30, sem intervalo para almoço, estarão funcionando para votação todos os centros (CCH, CCSo, CCET, CCBS, HUUFMA – Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, Ceb Velho, Colégio Universitário, Núcleo de Esportes, Odontologia, Farmácia, Faculdade Medicina – antigo Ila, onde votam os servidores do Cristo Rei, Saúde Pública e DAC, Paulo Freire – curso de Enfermagem, Ciências Biológicas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Campus, além dos Campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo).

 

 

A votação não é obrigatória. Logo, o voto é livre. Assim que concluir o horário de votação, às 21h30, será iniciado o processo de apuração dos votos.

 

Durante o período de votação, os candidatos e seu eleitorado só não podem conturbar o ambiente. Materiais de campanha como camisas, boton, adesivos, todos esses assessórios podem ser utilizados, já carros de som não serão permitidos.

 

O resultado é informado para o reitor, e até o dia 5 o processo com todo o material da consulta será encaminhado ao presidente do conselho para que seja designada a data da reunião do Colegiado Especial Eleitoral, onde será elaborada lista tríplice para escolha do novo Reitor, que será encaminhada ao Ministro, com vistas aos procedimentos de nomeação e posse. Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato do atual reitor.

 

 

A corrida sucessória na UFMA reúne quatro candidatos a reitor : Nair Portela, Antonio Gonçalves, Antonio Oliveira e Sofiani Labidi. Há também dois candidatos a  vice-reitor:  Marise Marçalina e Fernando Carvalho.

 

Veja o perfil dos candidatos à reitoria a seguir:

Nair Portela – Enfermeira formada na UFMA, professora do Curso de Enfermagem, com mestrado pela Universidade Federal do Ceará e doutorado pela Universidade de Brasília. Tem longa e intensa atuação no magistério e também na gestão universitária, o que lhe dá uma posição bem situada nos meios acadêmico e funcional. Foi assessora atuante nos dois mandatos do reitor Natalino Salgado, que é visto na instituição como uma espécie de “patrono” da sua candidatura.

Antonio Gonçalves – Médico e professor do Departamento de Ciências Médicas, com título de mestrado, é candidato do Movimento UFMA Democrática (Mude), que hoje comanda a Apruma e representa a militância universitária do PSOL, do qual é membro atuante e destacado, e do PSTU, que tem na UFMA um dos seus espaços de atuação.

Antonio Oliveira – Físico, professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, é o atual vice-reitor da UFMA. Muitos imaginaram que o ocupante da cadeira nº 2 fosse contemplado com a regra segundo a qual vice é futuro titular.

 

Sofiani Labidi – Graduado em Ciências da Computação e pós-graduado em Inteligência Artificial, o tunisiano radicado brasileiro atualmente coordena o Laboratório de Sistemas Inteligentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Foi presidente da Fapema e faz uma campanha sem grupo organizado de base, vendendo apenas o nome e a formação “em universidades francesas”. 

– Publicidade –

Outros destaques