Siga-nos

Educação

UFMA faz movimento de combate à poluição de praias

Publicado

em

praia
Foto: Reprodução

Estudante da UFMA participarão de um movimento para combater a poluição, o movimento se chama Clean Up the World e mobiliza pessoas do mundo todo para a limpeza de rios e mares. Este ano, a temática é voltada para o combate à poluição plástica e começa nesta sexta-feira (14) se estendo até o domingo (16), na Praia do Olho D’Água.

A coleta simbólica ocorrerá com o objetivo de chamar a atenção do poder público para a efetivação de políticas públicas ambientais eficientes, que envolvam todos os territórios do estado. Todas as ações são direcionadas para organizações sociais, grupos independentes, empresas, esportistas e interessados em participar da vigésima quinta edição do movimento.

A UFMA, por meio do Centro de Recuperação de Manguezais (Cermange), do Laboratório de Ecotoxicologia, da Atlética de Oceanografia Netuno e do Departamento de Oceanografia, participará das atividades, que incluem palestras de conscientização, coleta simbólica e outras ações.

Além do apoio institucional, professores e alunos da UFMA têm trabalhado diretamente na organização do evento, com participação nas oficinas, que serão ofertadas durante os três dias do movimento, além da cooperação na coleta simbólica e demais ações.

Confira a programação

DIA 14 DE SETEMBRO: Lançamento da Campanha

9h às 11h:Palestra de Abertura da campanha (Asboa/Convidados)

Oficinas do Greenpeace/ Exposição de Tartarugas Marinhas do Queamar/Laboratório do Centro de Referência em Mangues (Cermag)

Local:Sede daAssociação de Surfistas- Asboa

 

15h às 17h: Palestra sobre a campanha – (Asboa/Convidados); Oficinas do Engajamundo/Exposição de Tartarugas Marinhas do Queamar/Laboratório do Cermag

Local: Sede da Asboa

 

DIA 15 DE SETEMBRO

9h às 17h: Oficina para confecção de placas educativas

Local: Sede da Asboa

 

16 DE SETEMBRO: Dia Mundial da Saúde

Onde começa: Partindo da extensão da Avenida Litorânea, Caolho, em direção ao Olho D’Água, no Pico Asboa.

8h: abertura – boas-vindas (extensão da litorânea praia do Caolho)

8h30: Palestra sobre Meio Ambiente

9h: Atividade laboral

10h: Caminhada de limpeza na orla passando pelos rios Pimenta e Claro finalizando com a chegada ao Pico Asboa (local de encontro dos surfistas)

11h: Recepção com mesa de frutas e atividades esportivas aulas de surf, bodyboard, futebol Travinho, oficina de equilíbrio (slackline) e atividades culturais

12h: Almoço

14h: Discussões sobre a praia

18h: Encerramento e conversa sobre a atividade fomentando e potencializando as parcerias

 

Atividades desenvolvidas:

Ginástica, yoga, atrações culturais, integração dos esportes radicais skate, slackline, paramotor e demais esportes de orla.