domingo, 22 de dezembro de 2024

Última etapa do Circuito de Tambor e Baliza acontece neste fim de semana

A Associação Maranhense de Tambor e Baliza realiza neste fim de semana (27 e 28) a XI Etapa do VII Circuito ATBM das modalidades. Com entrada franca, a competição começa a partir das 9h, no Haras 4 Irmãos, na estrada da Raposa.

 

Essa será a última etapa do Circuito Maranhense e vai contar com a participação de cavaleiros e amazonas dos 6 haras da cidade. Os três primeiros classificados de cada categoria recebem troféu e premiação em dinheiro.

 

E assim como nos anos anteriores, o Circuito Maranhense dará a oportunidade aos vencedores das categorias: Aberta, Amador, Jovem ou Feminina de participarem da III Copa dos Estados, em junho de 2016, no Haras Raphaela (SP).

 

A competição nacional III Copa dos Estados classificará os melhores colocados para representar o Brasil em competições internacionais como por exemplo, os mundiais da China e dos EUA, assim como os Campeonatos Panamericanos.

 

O Circuito Maranhense vai contar com a participação do bicampeão panamericano de Tambor, Lincoln Gimezes. Paulistano, Lincoln mora em São Luís há cinco anos e treina os atletas maranhenses do Haras 4 Irmãos.

 

Prova de Três Tambores e Seis Balizas

As competições de tambor e baliza reúnem famílias inteiras de competidores, o que caracteriza o evento como um torneio familiar e em ambiente que conquista desde crianças até adultos. 

 

A prova de Três Tambores é uma modalidade onde se compete mulheres e homens, sem discriminação de idade e conta com grande participação de crianças. Prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro percorrem um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores. Cada tambor derrubado acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo.

 

Agilidade e velocidade também são fundamentais na prova de Seis Balizas. É uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças. Cada baliza derrubada acrescenta cinco segundos ao tempo final do competidor. Vence quem fizer o percurso da prova no menor tempo.

 

 

– Publicidade –

Outros destaques