quinta-feira, 16 janeiro, 2020
Início Esportes Última rodada do Brasileirão define último rebaixado e vice-campeonato

Última rodada do Brasileirão define último rebaixado e vice-campeonato

Santos e Palmeiras brigam pelo vice; Ceará e Cruzeiro querem evitar rebaixamento

Flamengo já garantiu o título do Brasileirão deste ano, batendo diversos recordes da competição e futebol brasileiro

Neste domingo, acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Brasileirão. Com o Flamengo já garantido com o título e outros clubes assegurados nas competições internacionais (Libertadores e Sulamericana) em 2020, os jogos de logo mais só vão definir algumas posições, incluindo os quatro rebaixados.

Todos os jogos acontecem às 16h e tem o seguinte peso para os clubes:

INTER-RS X ATLÉTICO-MG

Para ambos, é apenas complemento de tabela. O Internacional está garantido na Pré-Libertadores (fase em que precisa enfrentar outros concorrentes na busca por uma vaga na fase de grupos), enquanto que o Galo está com vaga assegurada na Sulamericana.

CORINTHIANS X FLUMINENSE

O Corinthians também está assegurado na Pré-Libertadores. Já o Fluminense, que escapou do risco de rebaixamento na última rodada, está dentro da zona de classificação para a Sulamericana, mas pode ser ultrapassado pelo Botafogo e perder a vaga. Precisa ganhar o jogo para não depender de ninguém. Caso empate ou perca, terá que torcer pro Botafogo não ganhar do Ceará.

FORTALEZA X BAHIA

Os dois tricolores do Nordeste surpreenderam com suas campanhas. Nono colocado na tabela, o Fortaleza está garantido na Sulamericana, assim como o Bahia. Só que ambos brigam por uma posição melhor na tabela. O Leão cearense é o 9º com 50 pontos, enquanto o time baiano é o 11º com 49.

VASCO X CHAPECOENSE

O Vasco está assegurado na Sulamericana. Com 48 pontos, o Cruz-maltino ainda pode encerrar o campeonato entre os dez primeiros (atualmente é o 13º). Já a Chapecoense, que foi a grande sensação do futebol brasileiro em 2016 e sofreu um duro golpe no mesmo ano por conta do acidente que vitimou 71 pessoas, vai disputar a Série B do Brasileiro em 2020. Com 31 pontos, a Chape não tem chances de sequer alcançar o primeiro da zona do rebaixamento.

CSA X SÃO PAULO

Depois de muitos anos fora da elite do futebol brasileiro, o CSA de Alagoas subiu, mas só ficou uma temporada. Em 2020, volta a disputar a Série B. Com 32 pontos e na 17º posição, o time alagoano não escapa mais da degola. Nem mesmo consegue alcançar o primeiro dos quatro rebaixados. Já o São Paulo, que vai para a fase de grupos da Libertadores-2020, não almeja mais nada. Pode até alcançar os mesmos 63 pontos do Athletico-PR, mas não ultrapassa pelo critério de desempate (ficará com menos vitórias), o que garante ao Tricolor do Morumbi a 6º colocação.

AVAÍ X ATHLETICO-PR

O Avaí já está rebaixado desde a 33° rodada. A campanha do clube foi pífia, tendo conseguido somente 19 pontos – é metade do que tem o Ceará, primeiro time acima da zona de rebaixamento. O torcedor avaiano não deve esperar muita coisa deste jogo, já que o adversário está totalmente descompromissado com a tabela. O Athlético-PR quer somente vê onde pode chegar. Atual 5º colocado e com vaga na Libertadores desde que venceu a Copa do Brasil, o Furacão já tem a atual posição garantida, podendo chegar ao 4º lugar, caso o Grêmio tropece.

GOIÁS X GRÊMIO

Por falar em Grêmio, o time de Renato Portaluppi está garantido na Libertadores. A briga é para se manter na 4º posição. Já o adversário, o Goiás, tem vaga assegurada na Sulamericana. Está na 10º posição. Em caso de vitória e tropeço do Fortaleza, pode subir pra 9º posição.

BOTAFOGO-RJ X CEARÁ

Talvez o segundo jogo com mais disputas na rodada. É que a vitória importa – e muito – para ambos. O Botafogo tenta entrar na zona de classificação para a Sulamericana – atualmente, está 1 ponto atrás do último classificado, o Fluminense. Já o Ceará faz o jogo da vida para não voltar a segunda divisão do futebol brasileiro. Um empate ajuda o Vovô a se livrar do fantasma.

CRUZEIRO X PALMEIRAS

Jogo de maior importância da rodada. Vale muito para os dois Palestras. O Cruzeiro joga para evitar um inédito rebaixamento para a segunda divisão do futebol brasileiro. Caso isso aconteça, somente Flamengo, São Paulo e Santos não terão passado por esta experiência desastrosa. Para evitar o vexame, o Cruzeiro precisa ganhar o jogo e torcer para o Ceará perder – empate dos cearenses rebaixa o time celeste. Ou seja, os jogadores do Cruzeiro devem fazer sua parte em campo, mas todos – dirigentes, comissão técnica, jogadores e torcida – precisam ficar de olho no que acontece no Estádio Engenhão.

Já o Palmeiras quer vencer para conseguir o segundo lugar do certame. Atualmente, o alviverde é 3º lugar, com os mesmos 71 pontos do Santos. No entanto, perde no número de vitórias. Caso empate (e o Santos perca) ou vença (e o Santos não ganhe), o Palmeiras assegura o vice-campeonato e uma bolada maior da premiação da competição. Ou seja, interesses maiores devem fazer o Palmeiras complicar muito para o Cruzeiro.

SANTOS X FLAMENGO

Partida que pode ser considerada uma final de luxo, já que o 1º lugar na tabela e definido campeão Flamengo joga contra o atual 2º lugar. Para o Santos, a vitória vale a manutenção do vice-campeonato que está sendo conquistado e uma fatia maior na premiação. O empate também interessa, desde que o Palmeiras não vença.

Já para o Flamengo, o jogo será mais uma oportunidade de reafirmar o momento diferenciado que o futebol do clube da Gávea passa. Além de ser, como o treinador Jorge Jesus, o Mister, vem definindo: fazer bons testes com vistas ao Mundial de Clubes.

Com base nestes dados, como você acredita que a classificação termina? Teremos surpresas? É esperar para vê, pois, como diz a máxima: o futebol é uma caixinha de segredos.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Galeria Trapiche abre inscrições para oficina de Origami

Um olhar diferenciado tem o poder de transformar coisas simples em arte. Assim acontece com o origami, que permite a criação de diversos objetos...
- Publicidade -