quinta-feira, 8 de maio de 2025

Vagão da Conciliação soluciona conflitos durante viagem de trem na Estrada de Ferro Carajás

Passageiros que viajaram de trem pela Estrada de Ferro Carajás no percurso de São Luís a Açailândia, receberam atendimento jurídico direcionado à solução de demandas e conflitos de forma amigável, por meio do diálogo e da conciliação. A iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em cooperação com a empresa Vale, disponibiliza o Vagão da Conciliação que facilita o acesso à Justiça para pessoas que viajam, residem e trabalham ao longo das cidades atendidas pela ferrovia.

Durante a viagem de retorno das férias em São Luís, o casal Eudis de Sousa, 35 anos, e Idelvania Sousa, 32 anos, moradores de Canaã dos Carajás (PA), encontrou no Vagão da Conciliação a oportunidade para formalizar o reconhecimento da união estável que já dura mais de 11 anos. Pais de uma menina de 8 anos, eles haviam pensado em oficializar a relação anteriormente, mas devido às dificuldades deixaram para depois. Agora, com o acesso facilitado à Justiça durante o percurso de trem, não pensaram duas vezes para concretizar esse desejo. “É algo inexplicável, muito bom”, afirmou Eudis, expressando a emoção e a satisfação com a iniciativa.

Para o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJMA), desembargador José Nilo Ribeiro Filho, o projeto além de promover a resolução consensual de disputas, amplia o acesso a diversos serviços do judiciário, permitindo que as pessoas, durante seus deslocamentos diários, usufruam de orientações e atendimentos que vão além da tentativa de conciliação.

Mais do que um serviço, o Vagão da Conciliação representa a democratização do acesso à justiça, configurando-se como um instrumento de inclusão social. Ao possibilitar a solução de conflitos por meio do diálogo e da formalização de acordos durante uma viagem de trem, reforçamos a corresponsabilidade que todos têm para a solução dos conflitos e pela pacificação da sociedade.”

Para o gerente-geral jurídico do Corredor Norte/Nordeste da Vale, Rômulo Faria, o projeto tem uma relevância social incontestável. Poder associar os serviços de transporte ferroviário da Vale ao projeto Conciliação Itinerante do TJMA, é uma grande satisfação. “A união desses esforços fortalece o nosso compromisso com a sociedade e com as comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás, promovendo a pacificação social e ampliando o acesso à justiça para todos.”, afirmou.

Parceria de grande valor

Além de facilitar acordos e soluções jurídicas em pleno trajeto ferroviário, o Vagão da Conciliação tem sido reconhecido como uma iniciativa de impacto positivo para a comunidade. A chefe de trem, Evanilde Barros, destacou a relevância do projeto e o benefício direto para os passageiros. “É uma parceria de grande valor, trazendo um ganho significativo para nossos passageiros. Eles estão unindo o útil ao necessário: a viagem com a necessidade de resolver demandas judiciais que poderiam levar mais tempo. Assim, proporcionamos acessibilidade e comodidade para quem precisa desse serviço”, assinalou.

Durante sua viagem a trabalho, Willame do Livramento, técnico em manutenção na Vale, embarcou na estação de Santa Inês e, ao ouvir o anúncio sobre o serviço de conciliação no vagão, decidiu buscar informações para resolver uma questão familiar.

O atendimento no vagão possibilitou um contato ágil e eficiente com a outra parte, que reside em Vitorino Freire. Por chamada de vídeo oficializou a dissolução da união estável, encerrada há três anos. Do relacionamento, tiveram uma filha de sete anos, cuja proteção e bem-estar foram prioridades na solução do caso.

Ao receber o documento com o acordo homologado das mãos do juiz Rodrigo Nina, Willame expressou sua surpresa e satisfação: “Vim esclarecer uma dúvida e acabei resolvendo tudo com tranquilidade. Antes, tentei solucionar essa questão sem sucesso, e hoje, sem esperar, consegui resolver com rapidez. Muito obrigado! Continuem com esse trabalho de extrema qualidade e profissionalismo”, agradeceu.

Desde seu lançamento em abril deste ano, o Vagão da Conciliação se tornou ferramenta essencial na mediação de conflitos para comunidades ao longo da ferrovia. O juiz Rodrigo Nina, coordenador do Nupemec/TJMA, destacou o impacto positivo das edições anteriores e anunciou a próxima ação do projeto. “Na primeira viagem, diversas pessoas procuraram serviços para alcançar acordos e solucionar conflitos. Com a repercussão ao longo das comunidades, a segunda edição registrou um aumento significativo na demanda. Agora, já temos previsão para a terceira edição, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio”, anunciou o magistrado.

Percurso Açailândia a São Luís

Na última terça-feira (6), a equipe do projeto Conciliação Itinerante retomou o atendimento à comunidade que viaja pela Estrada de Ferro Carajás. Os serviços serão realizados das 12h30 às 22h, no trecho entre Açailândia e São Luís.

Nesta quarta-feira (7), o Ônibus da Conciliação inicia sua jornada de atendimentos em cidades da região Sul Maranhense: Estreito, Carolina e Riachão.

O agendamento prévio de audiências para o vagão ou ônibus da conciliação, poderá ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.

Locais de atendimento

  • 7/5 – Estreito
    Rua Bernardo Sabóia, n.º 37, Planalto II, (próximo à Secretaria de Assistência Social)
    8h às 17h
  • 8/5 – Carolina
    Praça Alípio de Carvalho, s/n, Centro (próximo à Prefeitura Municipal)
    8h às 17h
  • 9/5 – Riachão
    Praça da Matriz, n.º 742, Centro (ao lado da Prefeitura Municipal)
    8h às 17h
– Publicidade –

Outros destaques