sábado, 14 de dezembro de 2024

Veja! Chuva de granizo é registrada em duas cidades do Maranhão

Com o período chuvoso se aproximando, algumas cidades do Maranhão já tiveram registradas fortes chuvas, sendo que na tarde dessa quinta-feira (12), uma forte chuva de granizo surpreendeu os moradores do município de Joselândia, distante cerca 330 km de São Luís. O fenômeno, que considerado raro aqui no Maranhão, chamou a atenção da população e gerou alguns prejuízos, principalmente nos telhados dos moradores do município.

Além do dos telhados, os fortes ventos derrubaram muros de algumas residências.

O fenômeno também foi registrado na cidade de Presidente Dutra, municípios vizinhos separados por cerca de 50 km.

A chuva de granizo também gerou curiosidade e alguns prejuízos em Presidente Dutra.

O que é chuva de granizo?

Precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igual ou superior a 5mm.

O granizo é formado nas nuvens do tipo “cumulonimbus”, as quais se desenvolvem verticalmente, podendo atingir alturas de até 1.600m. Em seu interior ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes. As gotas de chuva provenientes do vapor condensado no interior dessas nuvens, ao ascenderem sob o efeito das correntes verticais, congelam-se ao atingirem as regiões mais elevadas.

O granizo, também conhecido por “saraivada”, é a precipitação de pedras de gelo, normalmente de forma esferóide, com diâmetro igual ou superior a 5mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Podem subdividir-se em dois tipos principais:

  • Gotas de chuvas congeladas ou flocos de neve quase inteiramente fundidos e recongelados;
  • Grânulos de neve envolvidos por uma camada delgada de gelo.
– Publicidade –

Outros destaques