(R7)
Após o período de festas e a virada do ano, retomar a rotina de estudos pode parecer tarefa difícil. Para começar bem 2016 e não perder tempo para voltar ao antigo ritmo, confira algumas dicas para se organizar e otimizar os estudos.
Organização
Monte uma planilha para anotar todos os afazeres do seu dia. Ela será uma mistura de agenda e calendário. Nela, cada dia da semana pode ser dividido em manhã, tarde e noite. Escreva tudo o que você faz (escola, alimentação, repouso e diversão) e o tempo que gasta com cada atividade.
Rotina dos estudos
A organização permite saber o tanto que você poderá estudar diariamente na sua casa. Lembre-se: quantidade não é sinônimo de eficiência. Ao montar a sua planilha, distribua bem as matérias ao longo da semana e separe um dia para resolver provas.
Tempo
A duração dos estudos é um ponto que costuma levantar dúvidas. Há diversas formas de organizar o tempo. A técnica Pomodoro, por exemplo, preza pela moderação. Neste caso, o aluno deve estudar por meio de uma série formada por quatro tempos de 25 minutos e três pausas de cinco minutos. Nessa técnica, o aluno estuda um conteúdo por 25 minutos, faz uma pausa por cinco minutos e troca de matéria. Quando terminar a quarta sessão, ele deve fazer uma pausa maior, que pode variar de 30 a 60 minutos. Para aquele que preferem uma duração maior de estudo, o aluno faz cinco ou seis sessões por dia e cada sessão deve durar entre 1 hora e 20 minutos e 1 hora e 40 minutos. Nessa metodologia, o estudante deve fazer uma pausa de 20 minutos entre duas sessões, realizadas no mesmo turno.
Descanso
Pegue mais leve no fim de semana. No sábado, você pode revisar os conteúdos em que teve mais dificuldade e não se esqueça de reservar uma parte da sua rotina para o lazer e esporte. Outro ponto fundamental é a alimentação balanceada e um sono adequado.