quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Yorrane Lis é o primeiro bebê do ano a nascer na rede estadual de saúde do Maranhão

Yorrane Lis é o primeiro bebê de 2023 a nascer na rede materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A família de Emanuele Silva, de 23 anos, natural da cidade de Rosário, comemorou o novo ano com o nascimento da sua primeira filha.

A bebê nasceu de parto cesáreo, às 2h04 deste domingo (1º), com 49cm e pesando 3.540kg, na Maternidade Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís.

Segundo dona Leonice dos Santos, avó de Yorrane, o cuidado durante o atendimento na maternidade fez toda a diferença. “Estou muito feliz com a acolhida que recebemos. A minha filha, Emanuele, foi muito bem tratada, por isso nós todos da família estamos muito contentes”, compartilhou.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha é referência em parto normal (vaginal) humanizado e respeitoso. Em média, a unidade realiza 130 partos anuais e conta com uma equipe de apoio ao parto composta por, em sua maioria, de enfermeiras obstetras, capacitadas para o atendimento atencioso à gestante.

De acordo com a supervisora de enfermagem da maternidade, Karina de Kássia Silva, o atendimento respeita a individualidade de cada paciente. “Quando a gestante dá entrada na unidade para poder ter o seu bebê, de imediato damos início ao processo do acolhimento. Nesse processo são realizadas orientações acerca das normas e rotinas da maternidade, o que inclui a presença do acompanhante independente do setor ou via de parto”.

Além de Yorrane, outro bebê nasceu na Maternidade Nossa Senhora da Penha no primeiro dia do ano. As 7h28 nascia de parto normal Thaylane Victoria Lima, com 49,5 cm e 3.525kg. 

Assistência

Para tornar o momento do parto único, a unidade materna disponibiliza quartos PPPs, que são espaços individualizados para o processo de trabalho de parto, parto e pós-parto, garantindo a privacidade da paciente e acompanhante. Paralelo a isso, uma equipe de enfermagem obstétrica estará permanentemente com a gestante para auxiliá-la no parto.

Após o nascimento do bebê, a nova família conta com serviços como uma unidade do cartório instalada no local, uma sala de apoio à amamentação e alojamento conjunto. Antes de receber a alta médica, a criança é submetida à nova bateria de exames e consultas, dentre os quais estão triagem neonatal com teste do coraçãozinho, pezinho, linguinha, orelhinha e olhinho, bem como a administração das primeiras vacinas.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha integra a Rede Materna e Infantil da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

– Publicidade –

Outros destaques