O ex-ministro da Casa Civil , José Dirceu, lança primeiro volume do livro ‘Memórias’, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Reviver, em São Luís, no dia 01 de outubro. A obra foi escrita por ele, na prisão, e conta os bastidores inéditos da sua vida.
Como a militância estudantil nos anos 1960, o exílio e o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba, a cirurgia plástica que mudou seu rosto, a vida clandestina no Brasil nos anos 1970, a volta à legalidade com a anistia, em 1979, e sua ascensão no Partido dos Trabalhadores, onde se tornou presidente e maior responsável pela eleição de Lula à Presidência.
Dirceu conta que começou a trabalhar no livro em 2005, quando deixou o governo e passou a responder pela ação penal 470. Escrevia aos finais de semana. Foram 700 páginas escritas à caneta durante cinco anos.
Pela primeira vez ele revela segredos dos bastidores da luta política dentro do PT e do próprio governo, onde foi chefe da Casa Civil e provável sucessor de Lula, até ser abatido pelas denúncias do chamado ‘Mensalão’.
No primeiro volume de suas ‘Memórias’, ele expõe o que jamais foi dito sobre sua vida e sobre os principais líderes da política brasileira nos últimos 50 anos.