terça-feira, 30 de abril de 2024

Assista! Conheça o novo ferry-boat São Gabriel, que começa a operar na Ponta da Espera

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) recebeu mais uma embarcação para fazer a travessia entre a capital maranhense e a Baixada: o ferry São Gabriel.

A embarcação chegou à São Luís na noite da última segunda-feira (22) para atuar no Sistema de Transporte Aquaviário do Maranhão.

O ferry-boat São Gabriel iniciou operação em 2017 no Pará, onde fazia travessia rota Belém-Marajó, sendo considerado o maior ferry da região Norte.

A viagem inaugural dele aconteceu no dia 14 de junho de 2017, tendo como destino porto de Camará, no Arquipélago do Marajó, no Pará. O São Gabriel tem capacidade para transportar 1.123 passageiros, 100 carros e 72 motos. A fabricação da embarcação durou três anos e custou na época R$ 24 milhões.

A MOB se pronunciou através de nota. Confira!

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) trouxe mais uma embarcação para compor o sistema de travessia do Terminal da Ponta da Espera até o Terminal do Cujupe, uma das principais vias de acesso a diversos municípios do estado, principalmente da Baixada Maranhense.

A chegada da embarcação é resultado de uma série de análises do Governo do Maranhão e busca ampliar o Serviço de Transporte Aquaviário Intermunicipal. Para a escolha, foram avaliadas propostas de empresas que prestam serviço do mesmo seguimento de travessia no Brasil.

A embarcação São Gabriel, da empresa Henvil Navegações, do estado do Pará, tem apenas cinco anos e entra em operação no Maranhão por meio de uma autorização precária. O ferryboat São Gabriel é uma das maiores embarcações do Norte/Nordeste e possui 87 metros de comprimento e 16,5 de largura, com capacidade de mais de 1 mil passageiros e 100 veículos.

Além do tamanho, o São Gabriel se destaca pelo conforto e pela modernidade. No térreo climatizado, há espaço para pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes, além de sala executiva climatizada com poltronas acolchoadas semi-leito, oferecendo mais conforto e mobilidade aos usuários do serviço.

“Com a chegada do São Gabriel, o sistema aquaviário conta agora com cinco embarcações. O ferryboat vem para melhorar muito o sistema e termos capacidade de expandir o volume de usuários e veículos. O próximo passo é resolver a sistemática na venda de passagens de forma online e também antecipada. Estamos avançando e melhorando a vida de muitos maranhenses que utilizam o serviço, além de honrar com o compromisso do governo”, afirmou o presidente da MOB, Celso Henrique.

Com a chegada de mais uma embarcação, o Governo do Maranhão conta agora com cinco barcos, sendo eles: Cidade de Alcântara, Cidade de Cururupu e Baía de São Marcos, da empresa Internacional Marítima; José Humberto, da empresa Bannave; e São Gabriel, da empresa Henvil.

Também está previsto, para esta semana, o retorno da embarcação Cidade de Araioses, da empresa ServiPorto, totalizando quatro empresas e seis embarcações em operação por meio de autorização precária. Até o fim de outubro, está previsto o retorno da embarcação Cidade de São José, totalizando sete embarcações no sistema aquaviário.

– Publicidade –

Outros destaques