O Conjunto dos Bancários, localizado na Rua Itapary, Centro Histórico de São Luís, se tornou o novo cartão-postal da cidade. O prédio reformado foi entregue no início de fevereiro e recebeu murais de grafite, produzidos por quatro artistas maranhenses. A ação, que integra o projeto Cores da Cidade, foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
Os painéis artísticos do Conjunto dos Bancários retratam temas da cultura do Maranhão, em especial sotaques e a história do Bumba Meu Boi, e têm atraído a atenção de muitas pessoas que passam pelo local.
Para o muralista Eduardo Inke, um dos artistas convidados, foi importante a possibilidade de mostrar a história e a beleza da cultura local por meio das cores da arte urbana: “É uma forma de mostrar a riqueza e a potencialidade do nosso Bumba Meu Boi e dos artistas regionais por outro olhar da arte e dos desenhos do grafite”, disse.
A moradora Lídia Monteles agradeceu a atenção do governo estadual e destacou o aumento de visitantes no local. “É muito gratificante a gente ver, depois da reforma, essa mudança, que foi uma coisa maravilhosa e grandiosa. Todo dia agradecemos por essa obra ao Governo do Estado e Secid, que tiveram um olhar muito sensível para o Conjunto dos Bancários. À noite, muitas pessoas param aqui para tirar foto da beleza, de uma verdadeira obra de arte. Nós só temos a agradecer”, afirmou.
Além das pinturas em grafite, as melhorias no Conjunto dos Bancários envolveram revitalização da área externa e comum dos oito prédios, recuperação de reboco, pintura das fachadas, esquadrilhas e paisagismo.
A secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues, destacou a importância da revitalização do ambiente para os moradores e visitantes. “A intervenção no residencial tornou a região mais desenvolvida, os imóveis mais preservados e valorizados. Além disso, tornou o Conjunto dos Bancários um local atrativo para visitantes e turistas, em uma região muito movimentada de São Luís”, ressaltou.