quarta-feira, 1 de maio de 2024

Câmara Municipal cobra retomada dos terminais de integração pela Prefeitura

Foto: Marcos Leite/Tv Gará

Desde 2016, os terminais de Integração da capital maranhenses passaram a ser administrados pelos consórcios vencedores da licitação do transporte coletivo de São Luís. No entanto, a situação que já era de descaso até então piorou ainda mais. Diante de tantos problemas que se agravam, a Câmara Municipal de São Luís tem cobrado que a prefeitura retome a responsabilidades dos terminais.

Foto: Marcos Leite/Tv Guará

Dentro dos termias, as vias estão repletas de buracos, que acumulam lama. No terminal da Praia Grande, por exemplo, até estruturas do teto estão comprometidas. Segundo usuários do local, a plataforma de número 3 foi interditada há cerca de dois meses para que fossem feitos os reparos no teto. No entanto, hoje, até a estrutura que foi usada para interditar o local já está comprometida. No local, não é possível verificar nenhum tipo de obra e nem mesmo sinalização alertando para o perigo e as pessoas acabam se arriscando em baixo da cobertura interditada. “Não tem nenhuma sinalização e a gente não tem uma segurança de nada”, disse a estudante Juliana Licar.

Foto: Marcos Leite/Tv Guará

O vereador Marcial Lima defende que não foi um a boa ideia entregar os terminais para serem administrados pelos consórcios, uma vez que, trata-se de um bem construído com dinheiro público. “Entregou tudo de mão beijada para o empresário que não tem, vamos dizer assim, a obrigação de cuidar do que é patrimônio público. Não foi dinheiro do empresário aí, o dinheiro foi do contribuinte, do cidadão comum que paga os impostos dele. Esse terminal aqui da Praia Grande e os outros quatro foram construídos com dinheiro da população”, declarou Marcial lima.

Foto: Marcos Leite/ Tv Guará

O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Luís Cláudio Siqueira, reconhece os problemas existentes. Ele afirmou que uma audiência entre os consórcios que administram os terminais e o SET deve ser realizada para definir como essas dificuldades serão enfrentadas. “Essa questão dos terminais realmente cada consórcio ficou encarregado da manutenção dos terminais da sua região de atuação. O que eu tenho conhecimento é que haverá uma assembleia, em breve, lá no sindicato, onde os representantes dos consórcios vão conversar com o residente do Set sobre esse questionamento que há atualmente na população. Vai voltar a ser administrado pela SMTT ou serão mantidos pelos consórcios? Essa decisão vai ser tomada em breve, por parte dos consórcios, junto com o sindicato”, declarou Luís Cláudio Siqueira.

De acordo com o vereador Marcial Lima, a prefeitura por meio do secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) já sinalizou que vai entrar com uma ação na justiça para requerer administração dos terminais novamente. E caso isso não ocorra, a Câmara também pretende intervir na situação. “A prefeitura terá que ir a justiça. Se não for, eu vou como vereador”, afirmou o vereador Marcial Lima.

– Publicidade –

Outros destaques