quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Campanha Consumo Consciente incentiva diminuição do número de impressões

Veja 5 hábitos sustentáveis que contribuem para o uso racional do papel. foto/divulgação: Carlos E. Sales

O papel, utilizado na impressão de documentos no dia a dia, impacta na sustentabilidade, em altos custos e na organização institucional. Refletindo sobre isso, a campanha permanente “Consumo Consciente”  – promovida pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)  – reforça a importância do uso racional de papel e impressões na rotina de trabalho.

Uma das iniciativas do Judiciário maranhense, que contribui para redução de impressões, e consequentemente para a produtividade organizacional, foi a contratação do Google Workspace, em abril de 2022. A medida segue uma tendência mundial da digitalização de informações em suportes eletrônicos, possibilitando o acesso a documentos de forma mais eficiente. As ferramentas de colaboração do serviço contratado permitem, ainda, integrar funções das equipes, facilitando o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.
 

CONSUMO CONSCIENTE

Lançada no dia 25 de outubro de 2021, a Campanha Consumo Consciente desenvolve trabalho de ampla divulgação e conscientização para promover a cultura do consumo consciente de Indicadores de Desempenho Sustentável, monitorados pelo Plano de Logística Sustentável (PLS). 

A Campanha Consumo Consciente está de acordo com a Meta 20 de Gestão da Presidência do TJMA que visa “fortalecer a política de sustentabilidade com ações visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030”.

O desembargador Rachid, presidente do Núcleo Socioambiental, ressalta que o Poder Judiciário tem o compromisso com a sustentabilidade e consumo consciente dos recursos naturais e bens públicos. “Precisamos do apoio e colaboração de cada magistrado, magistrada, servidor, servidora e todos do quadro funcional do Judiciário para sermos uma instituição responsável e inclusiva para o desenvolvimento sustentável”, frisa.

DICAS PARA REDUZIR IMPRESSÕES

Para diminuir o uso sem necessidade de impressões durante a rotina de trabalho, o TJMA, por meio do Núcleo Socioambiental, separou algumas dicas que podem ser colocadas em prática. 

1. Configure a impressão

Na hora de imprimir você pode optar pela impressão no modo rascunho. Se na sua casa, empresa ou escritório você precisar imprimir documentos que não necessitem de tanta definição e qualidade, o modo rascunho irá te ajudar na economia das tintas da  impressora.

2. Armazenar arquivos na rede ou nuvem 

Armazenar arquivos na nuvem tem muitas vantagens, e evitar a impressão de documentos para serem utilizados uma única vez é uma delas. Por exemplo, imprimir um documento para consulta, durante uma reunião, não se justifica se o documento puder ser armazenado remotamente.

Outra vantagem do armazenamento na nuvem é o baixo custo e está se tornando cada dia mais acessível, inclusive para pequenas empresas.

O uso de arquivos na nuvem permite ainda acessar os documentos de quaisquer dispositivos como celular, tablet, notebook, por exemplo. 

Com a disponibilização pelo TJMA da plataforma Google Workspace para os magistrados e servidores, cada usuário e conta corporativa têm à disposição a nuvem do Google para  armazenamento, facilitando o armazenamento e acesso a arquivos.

3. Receber e enviar correspondências de forma online

Empresas de qualquer porte têm grande fluxo de troca de informações rápidas e sobre alinhamentos de trabalho. A organização pode repensar como fazer a troca de mensagem de forma mais inteligente, utilizando e-mail ou até mesmo softwares de troca de mensagens corporativas.

Mais uma vez aqui o Google Workspace vem para facilitar e reduzir a impressão, pois além dos ambientes de bate-papo e videoconferência (Google Chat e Google Meet), os aplicados de colaboração como o Google Documents e Google Planilhas, permitem as edições de arquivos ao mesmo tempo, com controle de edição, sem a necessidade de impressão.  

4. Repensar a necessidade de imprimir. 

Você precisa mesmo imprimir?

Hoje existem muitas formas de visualização e compartilhamento de documentos, em diversos dispositivos. Então, repense se há realmente a necessidade de imprimir. Caso haja, faça uma seleção apenas das páginas que precisará imprimir. Essa é a maneira mais econômica e sustentável de utilizar sua impressora, evitando impressões desnecessárias.

5. Novas rotinas de trabalho

Adotar na rotina de trabalho o uso das ferramentas de colaboração do Google Workspace, como: a Agenda, Meet (videoconferência), Chat, Drive, documentos, planilhas, apresentações, formulários, sites e muitas outras 

Por meio do slogan “o trabalho não é mais um lugar físico”, a empresa esclarece que o Google Workspace serve para integrar as funções das equipes, facilitando o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

Permite facilidade de login; capacidade de armazenamento no Google Drive limitado a 1Tb para as contas de usuários e ilimitado para contas de setores/corporativa; colaboração em tempo real; facilidade de gerenciamento de contas e dispositivos; proteção de dados reforçada e utilização de vários tipos de dispositivos.
 

– Publicidade –

Outros destaques