quarta-feira, 1 de maio de 2024

Celulares bloqueados

Consumidores devem exigir direitos

Quem comprou e habilitou celular a partir do dia 7 de janeiro deste ano, precisa ficar atento: é que a partir deste domingo (24) celulares sem certificado passarão a ser bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em todo o Maranhão.

A decisão também vai atingir também aos outros oito estados do Nordeste, além dos estados do Norte e do Sudeste do país. Segundo o órgão, esta é a última etapa de um processo que já bloqueou 244.217 telefones móveis em todo o país.

Quem tem aparelhos sem certificação e mora nos estados indicados foi notificado com uma mensagem informando sobre o bloqueio. Esses avisos começaram a ser enviados em 7 de janeiro deste ano.

Segundo a Anatel, aquele que se sentir prejudicado deve procurar a empresa ou a pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

Aparelhos irregulares: como identificar

O aparelho fora das especificações não tem o selo da Anatel, que garante ao usuário que o celular é compatível com as redes das operadoras de telefonia nacionais, com qualidade de serviços. Esse selo — que fica no corpo do celular — atesta também a segurança do telefone contra choques elétricos, emissão de radiação, explosões e incêndios. Se o aparelho não tiver esse atestado, pode não ter passado pelos testes necessários.

Outro objetivo da agência reguladora como bloqueio de celulares é diminuir o número de roubos e furtos de aparelhos, combatendo a falsificação e a clonagem de IMEIs (número de identificação único para cada telefone).

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

1) procurar na caixa do telefone

2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria ou

3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar

Celulares que utilizam mais de um SIM Card têm um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.

Veja a matéria sobre o assunto feita pelo repórter Jairon Martins com imagens de Marcos Leite e produção de Benaya Ewerton

– Publicidade –

Outros destaques