sexta-feira, 10 de maio de 2024

Começa o São João do Maranhão

Foto: Divulgação

As festas de São João começaram desde o início do mês de junho, mas a partir de hoje (19), os brincantes terão mais opções de assistir suas danças preferidas com o início dos arraiais oficiais do Governo do Estado. Serão três: Ipem, Maria Aragão e Nauro Machado.

No arraial do Ipem, a grande novidade é a vila cenográfica que recria a fachada de oito casas de cultura do Estado, além da Igreja da Sé. São eles: Casa de Cultura Josué Montello, Casa do Divino de Alcântara, Casa do Tambor de Crioula, Biblioteca Benedito Leite, Forte Santo Antônio, Museu do Reggae, Palácio dos Leões e Teatro Arthur Azevedo.

“Nós inovamos com as bandeirinhas do Centro Histórico; e aqui no Ipem trazemos mais essa novidade”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino. “Divulgando essas casas no Arraial do Ipem, a gente consegue alavancar a visitação nesses locais”, acrescentou.

Além das barracas típicas, haverá food trucks, cervejarias artesanais, bike foods, vendedores ambulantes e até as famosas bandeirinhas de mosaicos.

O Arraial da Praça Maria Aragão contará com mais de 100 atrações em 12 dias de festividades. A abertura ficará por conta do show do cantor nordestino Alceu Valença, apresentação de bumba boi e grupos culturais. No último dia do arraial, a presença será da cantora Elba Ramalho, fechando as festividades juninas nesse espaço.

Na Nauro Machado, a programação vai acontecer nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho. Na sexta-feira (21), irão se apresentar o Boi Pirilampo, Bumba Meu Boi de Maracanã, Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, entre outros.

Além dos arraiais oficiais, o São João do Maranhão acontece, também, nos bairros da Cidade Operária, João de Deus, Anil, João Paulo, Liberdade, Anjo da Guarda e Largo de Santo Antônio.

Outra atração que faz parte do calendário junino são os festejos tradicionais: Encontro de Danças Portuguesas e Manifestações Culturais (28 de junho), São Pedro (29 de junho), São Marçal (30 de junho), Encontro de Miolos de Boi (12 de julho) e Festival de Zabumba (13 de julho). Estes eventos também receberam apoio do Governo do Estado.

Confira a programação desta quarta-feira para os arraiais oficiais

Arraial do Ipem

18h – Bumba meu Boi Estrela do Gen
19h – Bumba meu Boi de Morros
20h – Bumba meu Boi de Axixá
21h – Show Santanna O Cantador
22h – Cacuriá de Dona Teté
23h – Bumba meu Boi de Santa Fé
00h – Bumba meu Boi de Maracanã

Barracão do forró:
18h – Forró Trio Poeirão
19h – Forró do Cabo Zé

Arraial Praça Maria Aragão

19h – Tambor de Criola Brilho da União da Vila Mauro Fecury
20h – Dança Portuguesa Império de Lisboa
21h – Bumba Meu Boi Encanto do Olho D’água
22h – Show Alceu Valença
23h – Boi Barrica
00h – Bumba Meu Boi de Maracanã

 

– Publicidade –

Outros destaques