quarta-feira, 17 de julho de 2024

Corrida SESI do Trabalhador atrai mais de 1.300 atletas

A Festa SESI do Trabalhador reuniu milhares de competidores em várias modalidades no estado e confirmou a tradição de ser um evento inclusivo. Só da Corrida SESI do Trabalhador, uma das competições mais concorridas do evento, participaram mais de 1.300 pessoas no estado. Em São Luís, foram 600 inscritos. Os demais correram nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Caxias e Bacabal.  

“Todos os anos recebemos os trabalhadores de várias áreas nesta data. O SESI se orgulha de promover essa celebração que já é tradicional. É uma continuidade do trabalho que fazemos durante todo o ano ao realizar ações de promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, depois de participar da premiação da corrida.   

Inclusão é a marca dessa grande celebração do trabalhador. Neste 1º de maio o SESI abriu as portas da unidade SESI Araçagi, em São Luís, para todos os trabalhadores e para a comunidade em geral. O superintendente do SESI, Diogo Lima, destacou que a Festa SESI do Trabalhador é um momento de acolher e celebrar com as pessoas, todas elas.  

Um dos exemplos é Conceição Soares. A baixa visão não a impediu de correr. Dos seus 67 anos, ela corre há 21 anos. O primeiro guia foi o irmão, bombeiro militar. Hoje ela corre com o filho Paulo, de 42 anos. A professora já competiu em meia maratona no Rio de Janeiro, em 2011, quando obteve o segundo lugar; Volta da Pampulha, em Minas; São Silvestre, em São Paulo e quase todas as edições da Corrida SESI do Trabalhador em São Luís, entre outras competições pelo Brasil.  

“Corrida para mim é um complemento de vida’, disse a professora, que levou o 1º lugar nos 5 km na categoria PSD visual este ano. Ela tem apenas 20% da visão, que está perdendo progressivamente por nascer com miopia aguda. “Gosto de botar as pessoas pra correr”, brinca Conceição, ao contar como transformou o irmão, o filho e até a nora em corredores para atuarem como guia dela nas competições.  

A Corrida SESI do Trabalhador premia várias categorias, como portadores de necessidades especiais, idosos, trabalhadores da indústria, funcionários do “Sistema S” e corredores da comunidade. Também homenageia as indústrias que têm o maior número de funcionários participando. Este ano foram a Eurochen, Edeconsil e Equatorial Energia.  

Pedro Paulo Ramos, gerente da unidade da Eurochen em São Luís, disse que a empolgação dos 18 funcionários da empresa que participaram da corrida é perceptível. “Essa alegria que a gente vê aqui contribui muito para o clima dentro da empresa, com mais união e disposição para trabalhar”, falou o gerente da Eurochen, empresa de fertilizantes.  

Participaram ainda da Festa SESI do Trabalhador em São Luís os diretores da FIEMA José Orlando Soares Leite Filho, Oswaldo Pavão; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo; o gerente da unidade SESI Araçagi, Luís Eduardo Cabral; e a coordenadora de saúde e segurança na indústria, Ana Carolina Bandeira.  

Festa do Trabalhador

Em São Luís, a festa teve a participação da banda Raiz Tribal, que embalou a tarde dos competidores com o reggae maranhense. Nas competições, a Equatorial Energia se destacou no Futebol Society masculino, conquistando o primeiro e terceiro lugar, enquanto a Açofyber ficou em segundo. Na modalidade feminina, o pódio foi ocupado pelas equipes PO Futebol Clube em primeiro e Ferramentas FC em segundo.  

No Basquete 3×3 feminino, a equipe As Tretas levou o primeiro lugar, seguida pela ABC Quatro em segundo e As Meninas em terceiro. Já no Basquete 3×3 masculino, o Liceu conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Maiobão Basquete em segundo e Soberana em terceiro. No Tênis de quadra masculino, os colaboradores da Equatorial Energia garantiram os três primeiros lugares.  

No Vôlei de praia feminino, as equipes da Mota Machado e Edencosil foram as campeãs, enquanto no masculino, a Equatorial e o SESI Escola levaram os prêmios. Além das competições esportivas, os vencedores aproveitaram o restante da festa para celebrar suas conquistas e se divertir com amigos e familiares.  

O evento contou com uma série de torneios esportivos, como Futebol Society, Basquete 3×3, Tênis de quadra, Vôlei de praia e Judô, além da premiação da corrida do Trabalhador.  

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA CORRIDA SESI DO TRABALHADOR 2023  

PÓDIO PCD 5 KM  

Intelectual Masculino  

1º Carlos Arthur Sousa  

2º José Benedito Éverton Álvares  

3º Gleybson Rafael Vale  

Intelectual Feminino  

1º Danielle Batista Gonçalves  

2º Lidiane Rodrigues Fontinele  

Visual Feminino  

1º Maria da Conceição Silva Soares  

PÓDIO IDOSO 5 KM  

Feminino  

1º Antônia Maria Ribeiro Vale  

2º Juliana Rabelo Carvalho  

3º Paula Coelho Éverton  

Masculino  

1º Francisco das Chagas Soares  

2º José Domingos Silva  

3º José Gomes da Silva   

PÓDIO INDÚSTRIA 5 KM  

Feminino  

1º Ana Paula da Silva do Nascimento – VALE  

2º Maria Silvana Gomes – Correios   

3º Ivaneide Rocha de Oliveira – VALE  

Masculino  

1º Francisco de A. G. Monteiro – Arcadis Logos S/A Engenharia  

2º Wyderlan Abreu do Nascimento – VALE  

3º Etevaldo Amaral de Sousa Júnior – Equatorial  

PÓDIO INDÚSTRIA 10 KM  

Feminino  

1º Luana de Araújo Salazar Silva – VALE  

2º Sharllana Paola Oliveira Máximo – VALE  

3º Fernanda Ramos Souto Maior – Lyon Engenharia  

Masculino  

1ºEric Adriano Silva Santos – JUP Construções  

2º José Ribamar Rabelo – VALE  

3º Sabino Gomes Filho – Alfa Engenharia  

PÓDIO “SISTEMA S” 5 KM  

Feminino  

1º Suzana Karyne Gonçalves da Cunha – SEBRAE  

2º Flavyene Souza Ramos – SESI  

3º Joária Carreiro – SESI  

Masculino  

1º Josiel Pereira Miranda – SESI  

2º Herbeth Charles Souza Oliveira – SESI Clínica  

3ºJoão Torres de Melo Saboia Neto – SEBRAE  

PÓDIO COMUNIDADE GERAL 5 KM  

Feminino  

1º Antônia Sousa Oliveira  

2º Evanielly Azevedo Araújo  

3º Silma Braga Henriques da Silva  

Masculino  

1º Pablo Ramos Paes  

2º João Damasceno Macau  

3º Rafael Vilar Silva  

PÓDIO COMUNIDADE GERAL 10 KM  

Feminino  

1º Kleidiane dos Santos Nascimento  

2º Mirian Castro  

3º Ana Maria Facundo Franco  

Masculino  

1º Fredson Aragão Pereira Júnior  

2º Leandro Fonseca Fernandes  

3º Thiago Pestana Ramos  

– Publicidade –

Outros destaques