quinta-feira, 2 de maio de 2024

Mãe denuncia falta de vaga em escola municipal

Foto: Tadeu Pablo/ Tv Guará

Uma dona de casa, residente no bairro Camboa, vem enfrentando dificuldades para matricular sua filha na Rede Municipal de Ensino. A criança tem 12 anos e deveria está cursando o 6° ano do Ensino Fundamental, mas até o momento a mãe, Djanira Morares, não conseguiu vaga nas escolas da rede municipal.

Segundo relatou Djanira Morares, o primeiro passo dado por ela foi fazer a pré-matrícula da filha, no entanto ela não foi selecionada para uma vaga em uma escola no centro da Cidade. Diante disso, ela teria se dirigido a Secretaria Municipal de Educação (Semed) onde teria sido informada que uma nova relação seria divulgada.

Diante da demora, a mãe contou que no dia 25 de fevereiro voltou à secretaria, onde teria ficado em uma fila com vários outros pais que também estavam com a mesma dificuldade que ela. De lá, conforme o relato de Djanira, eles foram encaminhados para o Costa Rodrigues onde foram distribuídas senhas para que voltassem no dia seguinte. Na ocasião, ela teve o nome da filha colocado em uma nova relação.

A resposta ficou de ser dada após o carnaval, mas até o momento, segundo a mãe, nada foi comunicado pela prefeitura. “No Adalberto Pinheiro não tinha vaga. Falaram que iriam me liga. Estou esperando essa ligação até hoje. Depois do carnaval, eu já fui lá três vezes e nada de ser selecionada. Então, doutor secretário, que lhe dizer uma coisa: vamos agilizar aí porque são milhares de crianças. A gente já vai para maio. São vários dias sem estudar, aulas perdidas que para recuperar vai ficar difícil”, disse Djanira.

De acordo com informações da Prefeitura de São Luís, foram ofertadas mais de 15 mil vagas nas unidades de ensino e creches espalhadas pela capital. A rematrícula para alunos veteranos é feita de forma automática. O ano letivo no Maranhão iniciou em fevereiro e até agora a menina não está estudando.
A Prefeitura de São Luís, por meio de nota, se manifestou sobre o caso. Segue a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que ainda há pendências de matrículas que estão sendo resolvidas gradativamente. A Semed comunica ainda que possui todos os cadastros com o contato dos pais e/ou responsáveis dos estudantes com matrícula pendente e, na medida em que cada uma dessas situações seja resolvida, os mesmos serão comunicados. A Secretaria ressalta que as pendências de matrículas são mínimas e que já contabiliza 16.737 novos estudantes matriculados na Rede neste ano de 2019.

– Publicidade –

Outros destaques