quarta-feira, 8 de maio de 2024

A casa do tambor de crioula é inaugurada em São Luís

casa do tambor de crioula
lateral da casa do tabor de crioula

Foi inaugurada na ultima sexta feira (13), a casa do tambor de crioula, a casa fica localizada na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel, que estava em processo de deterioração e já sofreu até um incêndio, recebeu um investimento de mais de 1 milhão e conta com quatro andares prontos para receber amantes do tambor de crioula. a Casa foi pensada, sobretudo, para ser um local de encontro e transmissão de saberes associados ao Tambor de Crioula. No mesmo dia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, também, a abertura de uma exposição e o lançamento de publicação sobre o bem cultural.

O espaço conta ainda com áreas para realização de oficinas de dança, percussão, auditório, salão de exposição e uma biblioteca.

Com a criação da Casa do Tambor, será atendida uma das principais demandas dos detentores, que é ter um equipamento cultural com suas referências, com o objetivo de promover a difusão e reprodução desse bem cultural.

O Tambor de Crioula, reconhecido em 2007 pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

– Publicidade –

Outros destaques