terça-feira, 23 de abril de 2024

Instituto lança campanha contra brinquedos no McDonald’s

McDonald's

O Instituto Alana, que defende o direito das crianças, lançou uma campanha que acusa a empresa de lanches McDonald’s por publicidade abusiva. O Ministério Público acionou o Instituto Alana após a denúncia e a campanha foi lançada nas redes sociais com o objetivo de recolher assinaturas em uma petição contra o combo “Mc Lanche Feliz” oferecido pela empresa de fast food.

A iniciativa para a campanha se deu por um pai que observou a exposição de brinquedos próxima ao balcão de atendimento em uma das lojas de Brasília. Wêsley Henrique de Assis procurou a página do Instituto Alana para fundamentar a sua denúncia para depois ser encaminhada ao Ministério Público.

“Nós recebemos, o tempo todo, mensagens em nosso site, redes sociais e e-mail de pessoas indignadas com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças por essa rede de fast food. E a denúncia deste cidadão nos inspirou a criar uma ferramenta para que reclamações semelhantes cheguem a um órgão responsável por sua fiscalização. Queremos que as pessoas saibam do seu poder de mobilização e denúncia e que a empresa tome conhecimento do descontentamento gerado por suas ações”, disse Ekaterine Karageorgiadis, advogada e coordenadora do programa “Criança e Consumo”.

As assinaturas recolhidas serão levadas à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, com cópia para o SAC do McDonald’s.

Um dos argumentos usados é que a prática de comercializar brinquedos associados a produtos alimentícios é abusivo e ilegal, estimulando assim o consumo em excesso  de produtos com altos teores de sódio, açúcar e gorduras, fazendo com que a obesidade infantil de crianças brasileiras cresça.

– Publicidade –

Outros destaques