Por meio de vídeo em rede social, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (28), a ampliação do porto e do aeroporto de Alcântara, município da Região Metropolitana de São Luís, distante 30 km da capital. O anúncio também contou com a participação do Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
Vale lembrar que seis dias atrás a Câmara dos Deputados aprovou o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), do Brasil com os Estados Unidos, que objetiva trazer mais investimentos e tecnologia para o país. O projeto agora segue para votação no Senado.
O anúncio foi em forma de vídeo e mostra Marcelo Sampaio informando que uma equipe havia ido até o local para detectar as necessidades e possíveis reparos que deveriam ser feitos. Ele fez o anúncio de que 70 milhões seriam destinados para a ampliação do aeroporto, e que existe possibilidade de haver mais recursos.
Porto do Itaqui/Maranhão é um dos principais portos do país. Entre janeiro e agosto de 2019, movimentou 18,20% a mais do que a carga movimentada no mesmo período de 2018. Confiança, reação nos investimentos e produtor, maior giro de insumos e geração de empregos. @portosdobrasil pic.twitter.com/mcmGhTr6kB
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) October 28, 2019
A equipe do Ministério da Infraestrutura também realizou visitas técnicas no Porto do Itaqui e no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, que segundo Bolsonaro, está pronto para ser privatizado.
O aeroporto de Alcântara pertence ao CLA foi fundado em 1989 e tem capacidade de receber aviões de grande porte.