domingo, 21 de julho de 2024

Junho Violeta! Veja como cuidar da saúde ocular do seu pet

Vocês já devem ter ouvido sobre as associações de cores com algumas patologias em humanos. Isso tem se estendido para os nossos pets e nesse mês de junho, o violeta, estaremos com todo nosso foco nas doenças que afetam a saúde ocular dos peludos.

Então vamos conversar um pouco sobre algumas dessas patologias? A primeira delas é o glaucoma que é a elevação da pressão intraocular com consequente desconforto para o paciente e risco de perda de visão. Pode acometer tanto idosos como jovens e o tutor deve ficar atento a algumas mudanças como pupilas dilatadas, opacidade da córnea e vermelhidão excessiva.

A catarata também é uma afecção muito comum e que pode levar ao comprometimento da qualidade de vida dos nossos pets uma vez que também pode culminar em cegueira.
Geralmente surge em pacientes idosos, porém os jovens não estão livres de serem acometidos. O tutor deve observar as mudanças de coloração na parte interna do globo ocular (o famoso “esbranquiçado”). Em um quadro mais avançado podemos ter muita irritação e também o glaucoma secundário a catarata.

Não podemos deixar de falar das úlceras de córnea que são lesões da superfície externa do olho, porém com potencial para acometer também a parte intraocular. São extremamente comuns na nossa rotina e podem ter várias causas, entre elas: traumas, diminuição ou ausência na produção de lágrimas, alterações de pálpebras, pelos ou cíios. Sinais como: lacrimejamento e secreção excessivos, olhos fechados ou piscando muito podem ser de uma possível úlcera de córnea.

O diagnóstico dessas patologias é realizado pelo oftalmologista veterinário. A maioria dessas doenças necessita de exames específicos e aparelhos especializados para que a análise correta seja feita. Dessa precisão no diagnóstico dependerá a escolha do tratamento, que poderá ser clínico ou cirúrgico.

E então, o seu pet já fez uma consulta com um especialista em oftalmologia? Agende uma avaliação com nossa especialista e descubra como anda a saúde ocular do seu pet.

– Publicidade –

Outros destaques