quinta-feira, 29 outubro, 2020
Início Capa MA completa 90 dias com taxa de contaminação pela Covid-19 abaixo de...

MA completa 90 dias com taxa de contaminação pela Covid-19 abaixo de 1

O Maranhão ultrapassou a marca de 90 dias com taxa de contaminação pela Covid-19 abaixo de 1, tornando-se o estado brasileiro há mais tempo nessa condição. De acordo com o mapa divulgado pelo projeto Covid-19 Analytics, o Maranhão, atualmente, aparece em destaque, indicando ritmo de transmissão de 0.81.

Os dados disponibilizados pelo projeto Covid-19 Analytics, uma parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), confirmam as consequências positivas resultantes das ações realizadas pelo Governo do Maranhão para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no estado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o Maranhão é o primeiro estado do país a atingir esse patamar. “São mais de três meses com a nossa taxa de transmissão menor que 1, e isso indica que a doença está sob controle. Não quer dizer que a pandemia acabou, mas significa que conseguimos um patamar de abertura da atividade comercial, com a volta gradativa de várias atividades do comércio e da sociedade, sem que tenha havido um aumento no número de casos e contágio. Isso é importante e serve de exemplo para os outros estados também”, ressaltou.

Para medir a taxa de transmissão por estado, o projeto criou uma métrica chave que adota a sigla Rt. Ela calcula, a partir dos dados de casos e mortes divulgados diariamente pelas secretarias estaduais de saúde, levando em conta as projeções realizadas pelo modelo de previsão. Dessa maneira, quando o número estiver abaixo de 1, significa que a média de pessoas contaminadas por um infectado está abaixo de uma, o que indica uma redução no ritmo da epidemia.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Situação de idosos internados no Socorrão 2 é acompanhada pelo MPMA

Durante a inspeção, o promotor de justiça ouviu as principais demandas e também as avaliações dos pacientes
- Publicidade -