terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Maranhão gerou mais de 45 mil empregos de janeiro a novembro de 2022

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

No mês de novembro, o estado do Maranhão registrou um adicional de 1.785 vagas no mercado de trabalho formal. É o que mostra os dados da Nota de Mercado de Trabalho Formal Maranhense, referente a novembro de 2022, lançada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN).

Os registros apontam que o saldo de contratações do mês por grupamento de atividade no Maranhão apresentou como principal destaque o Comércio, o qual registrou 2,0 mil admissões líquidas. Destacaram-se também as atividades dos Serviços e da Indústria, que geraram 133 e 36 vínculos, respectivamente.

No acumulado de janeiro a novembro de 2022, foram criadas 45.843 vagas adicionais de emprego com carteira, a maior alta proporcional da região Nordeste (8,7%). Assim, o estoque total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense atingiu 570.965 pessoas. “A geração mensal de empregos foi impulsionada pelo comércio, alavancado principalmente pelas datas festivas do final de ano e pela Black Friday. Ressalta-se que os investimentos do Governo do Estado na programação de Natal devem propiciar um desempenho positivo para o comércio no mês de dezembro, visto que um dos principais pontos das atrações natalinas é no centro comercial de São Luís”, destacou a presidenta do IMESC, Talita Nascimento.

– Publicidade –

Outros destaques