sexta-feira, 19 de julho de 2024

Médica faz alerta para a culinária em excesso durante o São João

A culinária típica do período junino no Maranhão é deliciosa, com diversos pratos repletos de aromas e sabores de causar água na boca. No entanto, muitas receitas levam em sua composição especiarias que, se consumidas em excesso, podem irritar a parte gastrintestinal.

Keila Matos, médica gastroenterologista do Natus Lumine – Hospital e Maternidade, alerta para possível intolerância diante ao consumo em excesso desses pratos típicos e, também, para o risco de gastroenterite (infeção intestinal). De acordo com ela, as delícias comuns nas festas juninas precisam ser consumidas com cautela.

As comidas que são preparadas com horas de antecedência para os arraiais que acontecem somente no período da noite podem ser um problema, assim como a exposição dos pratos no período da comercialização. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora do consumo, visando a saúde e o aproveitamento de mais dias na festança, alerta a gastroenterologista do Natus Lumine.

“Quando os alimentos contaminados são ingeridos, as pessoas podem ter um quadro de gastroenterite bacteriana aguda, que pode ser mais grave e levar à desidratação” alerta a médica. Por isso, o ideal é comer com moderação, evitar os alimentos que ficam expostos por muitas horas sem refrigeração e preferir aqueles que são feitos mais próximos do consumo.

– Publicidade –

Outros destaques