terça-feira, 16 de julho de 2024

“Novo Paladar” do Brasileiro: cresce consumo de cafés especiais

Procura pelo chamado ‘café especial’ cresce 15% no Brasil, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada na Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) concluiu que “tomar um café” pode representar muitas coisas, como fechar um negócio, fazer uma reunião, uma pausa no dia, um chamado para um encontro, entre outros. Porém, a primeira escolha está sempre relacionada a algo prazeroso que pode ser compartilhado com uma pessoa querida. O estudo também concluiu que, para apreciadores de café é muito difícil atribuir o ato a momentos ruins.

A pesquisa demonstra o verdadeiro amor que o brasileiro tem pela bebida, que é parte da cultura do brasileiro. Isso, também, porque o grão foi o principal motor da economia do país nos séculos XIX e XX. De lá para cá, o tradicional cafezinho foi mudando e se tornando cada vez mais complexo, ganhando até status de “café especial”. Isso por conta do incremento de grãos nobres na composição e a mudança do paladar do brasileiro. Um levantamento feito pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, no ano de 2021, aponta que o consumo desse tipo de bebida teve um aumento médio anual de 15%.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela ABIC, que teve mais de 180 mil respostas, ouvindo pessoas de 14 municípios brasileiros, mostrou que 25% do público questionado respondeu que o café gourmet e o café especial fazem parte do seu consumo no dia a dia.

Mas o que é um ‘café especial?’, você pode se perguntar. Essa classe recebe este nome por ser tida como um café de alto nível disponível no mercado, isso porque antes de chegar ao consumidor final, ela passa por um processo em que os grãos são selecionados, obedecem requisitos de qualidade e, ao passar por avaliações de profissionais, precisam receber, no mínimo nota 80 (em uma escala que vai de 0 a 100).

Em São Luís, os clientes amantes de café podem encontrar os grãos para produzir a bebida no Spazio Mateus, localizado no bairro Cohama. De acordo com a gerente comercial do Grupo Mateus, Raquel Aciole, o local oferece aos consumidores os seguintes tipos de grãos: Santa Mônica, Orfeu, Baggio, Latitude 13 e Lavazza.

Quem estiver procurando por grãos especiais, pode buscá-los no Spazio, que abre suas portas, de segunda a sexta, a partir das 7h.

– Publicidade –

Outros destaques