sexta-feira, 10 de maio de 2024

O projeto que quer ocupar e revitalizar o Centro

Programa estatal "Nosso Centro" pretende investir mais de R$ 100 milhões no Centro Histórico de São Luís (Foto: Carolina Pitanga/Flickr)

Durante entrevista para um programa de rádio local nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, detalhou o “Programa Nosso Centro”, o projeto estatal que tem como objetivo ocupar e revitalizar o Centro Histórico de São Luís. Os investimentos anunciados estão na ordem dos R$ 140 milhões.

Com foco no setor habitacional, comercial e gastronômico, tecnológico, cultural e turístico, além do institucional, o programa alcança toda a região da Praia Grande, além do entorno da Praça João Lisboa, Desterro, Rua Grande e suas transversais, até a Praça Deodoro. “A ideia é ocupar casarões e prédios abandonados tomados pela criminalidade, para servir como pontos comerciais e de desenvolvimento cultural, turístico e artístico”, afirmou Rubens Junior. Segundo o Secretário, existe a possibilidade de parcerias com empresas públicas e privadas.

A reinauguração do edifício João Goulart, próximo ao Palácio dos Leões, é um dos pontos mais celebrados pelo Governo e é o ponto de partida desta nova fase do Centro Histórico. O prédio, que está com sua reforma em fase final, será um Centro Administrativo do Governo do Estado, concentrando em um único local centenas de funcionários que estão espalhados por secretarias ao redor da cidade. Revitalização de um prédio histórico que esteve abandonado durante anos, potencialização do comércio e de restaurantes da região, e economia aos cofres públicos com a dispensa de aluguéis dessas secretarias, são os trunfos apresentados pela equipe da Secid.

No lançamento do Programa Nosso Centro, na segunda-feira, o governador Flávio Dino (PCdoB) comemorou a maneira como sua administração vem driblando a crise brasileira, ao afirmar que o Maranhão vive um bom momento, e que o projeto vem reforçar esse cenário: “O Maranhão está na moda, só não enxerga quem não quer”.

– Publicidade –

Outros destaques