quinta-feira, 2 de maio de 2024

Plano Diretor pode reduzir zona rural de São Luís

Foto: Fábio Bala/Tv Guará

A possibilidade de redução da zona rural da cidade para transformação em zona urbana, prevista no novo plano diretor, vem assustando a comunidade que tem na agricultura e na pesca a fonte de renda. A situação vem gerando preocupação também em especialistas em meio ambiente. A população cobra, agora da Câmara Municipal de São Luís a ampliação do debate.

Não é só a zona rural que pode perder espaço. Estão previstas a redução das áreas de dunas, diminuição das áreas de preservação ambiental, como o sítio Santa Eulália que tem uma diversidade de espécies de arvores e animais. Muitas regiões podem sofrer com a especulação imobiliária, se indústrias e construções ocuparem um espaço que antes era verde.

O Plano Diretor tem como objetivo ordenar o funcionamento da capital maranhense pelos próximos anos. Ele se propõe a promover o desenvolvimento sustentável e econômico a partir do planejamento do espaço municipal. Aqui em São Luís nove audiências públicas já foram realizadas para debater o assunto e o processo está atrasado.

O Plano deveria ter sido revisado há 3 anos. Agora, tramita na Câmara de Vereadores que também tem a liberdade para realização de painéis, audiências e mais debates, para então ser submetido à votação. Ainda é lenta essa tramitação para um assunto fundamental para o desenvolvimento da cidade.

Uma matéria completa sobre esse assunto, produzida por Eduardo Gomes, foi exibida no Jornal da Guará. A reportagem foi feita por Bianka Nogueira o cinegrafista Fábio Bala. Reveja a matéria:

– Publicidade –

Outros destaques