domingo, 25 de setembro de 2022

Poder judiciário discute Semana Estadual de Conciliação

Mais de 180 juízes e juízas de comarcas de todo estado se reuniram por videoconferência para discutir a importância e a sistemática da Semana Estadual de Conciliação, que vai acontecer entre os dias 20 e 24 de junho.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Paulo Velten, pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), desembargador José Gonçalo Filho, e pelo coordenador do Nupemec, juiz Marcelo Oka.

Na abertura da reunião, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou a importância da iniciativa, conclamando juízes e juízas a se empenharem no evento, selecionando o maior número possível de processos passíveis de conciliação.

“Somos uma instituição republicana. Portanto, a Justiça que tarda, falha. Espero contar com o apoio de todos e todas para construirmos uma Justiça de Proximidade, durante a nossa gestão, e fazermos um grande evento, em junho, em benefício da população”, pontuou.

Na reunião, o juiz Márcio Brandão (auxiliar da Presidência do TJMA) apresentou dados referentes à produtividade registrada pelo Poder Judiciário maranhense, em 2022, citando estatísticas relativas a decisões, despachos e audiências. Conforme dados processuais emitidos até o dia 28 de fevereiro de 2022, o Judiciário estadual proferiu 180.446 decisões, 107.297 despachos e realizou 7.159 audiências e 4.665 audiências conciliatórias.

Os juízes e as juízas de comarcas de todo o Estado, que participaram da reunião por videoconferência, garantiram apoio e engajamento durante a Semana Estadual de Conciliação, com o intuito de cumprir as metas exigidas pelo CNJ e, sobretudo, aperfeiçoar a prestação jurisdicional.

SEMANA ESTADUAL DE CONCILIAÇÃO

A ação será organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA) e acontecerá no período de 20 a 24 de junho. Durante a Semana Estadual de Conciliação magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todo o Estado irão reunir esforços para tentar solucionar ações judiciais, de forma rápida e efetiva.

O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, ressaltou que o intuito da Semana Estadual de Conciliação é oferecer uma justiça mais ágil e efetiva à população, incentivando a pacificação social.

“Precisamos dar uma resposta mais rápida às pessoas que batem às portas do Poder Judiciário, além de atingirmos as metas a que nos propomos e de nós são exigidas”, pontuou.

Com informações da Ascom TJMA

– Publicidade –

Outros destaques