quarta-feira, 8 de maio de 2024

Polícia Militar deflagra mais uma fase da operação Ilha Segura em São Luís

Neste sábado (09) a Polícia Militar do Maranhão deflagrou a Operação Ilha Segura nos quatro municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, que compõe a Região Metropolitana. O efetivo se reuniu no do Quartel do Comando Geral, onde recebeu as orientações sobre a operação.

As ações envolvem o Comando de Missões Especiais (CME), o Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e demais unidades da corporação. O policiamento é realizado por meio de barreiras, incursões, patrulhamento, abordagens a pessoas e veículos.

Durante a operação os carros de transporte de passageiros (ônibus, táxi e motoristas de aplicativos) foram priorizados nas abordagens, visando coibir furtos e roubos. Além de ações realizadas contra o tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo.

Também foram realizadas Blitzes entre o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) nas principais ruas e avenidas da Região Metropolitana, com ações de fiscalização e orientação sobre a Lei Seca, visando um trânsito mais seguro.

Conhecendo um pouco mais sobre a Lei Seca

A Lei 11.705, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como Lei Seca por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e provocou grandes mudanças nos hábitos da população brasileira.

A antiga legislação permitia a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue. Quando foi sancionada, a Lei Seca tolerava 0,1 mg de álcool por litro de sangue. Atualmente, o nível máximo é de 0,05 mg/l.

Quem dirige embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, e ter o direito de dirigir suspenso por doze meses. Em caso de reincidência no período de um ano o valor da multa será aplicado em dobro.

 

– Publicidade –

Outros destaques