domingo, 21 de julho de 2024

Prazer e benefícios para a saúde no Dia Mundial do Chocolate

Hoje, sexta–feira, promete ser deliciosa literalmente, pois é dia 7 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Chocolate. E o melhor, ao longo dos anos, estudos comprovaram os inúmeros benefícios do chocolate para a saúde, desde que consumido com moderação.

Não se sabe ao certo como surgiu o Chocolate Day ou Dia do Chocolate, mas alguns dizem que essa data foi o marco inicial da chegada do chocolate na Europa em torno do século XV. Vale lembrar que foram os povos maias e astecas os pioneiros no cultivo do cacau, principal matéria-prima do chocolate. O ouro negro, como ficou conhecido, se transformou em um símbolo de status para a aristocracia europeia, sendo sinônimo de riqueza e poder. Mas o produto só se tornaria popular após a Revolução Industrial.

No Brasil, as sementes do cacau só chegaram por volta de 1746, como presente para o fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro. Pelo clima e solo serem favoráveis para o plantio, as lavouras de cacau prosperaram na Bahia. E ao longo dos anos, a fabricação e o consumo do chocolate só crescem ano a ano no país e no mundo.

Considerado uma verdadeira paixão entre pessoas de todas as idades e estilos, o chocolate possui muitas propriedades benéficas para a saúde quando consumido de forma moderada. E nas lojas do Empório Fribal há diversas marcas nacionais e importadas; além de vários tipos de chocolates, desde os tradicionais ao leite até os dietéticos, zero açúcar, zero lactose e aqueles considerados os mais saudáveis – o Amargo ou Meio Amargo.

Esses dois tipos de chocolates são os que mais contém cacau, de 70% a 100%. Rico em polifenóis, é uma ótima fonte de antioxidantes e de ferro. Estudos apontam entre seus benefícios, a melhoria da saúde do coração e o estímulo do sistema nervoso central, aumentando a sensação de bem-estar, diminuindo a pressão arterial e aumentando o colesterol bom. O The American Journal of Clinical Nutrition cita a redução de 27% nas mortes por doenças cardiovasculares e de 10% no total problemas cardiovasculares, entre adeptos do chocolate meio amargo, com claros benefícios para a saúde cardiovascular.

E para quem quer comer sem culpa, nutricionistas sugerem que é melhor consumir o chocolate durante entre o período da manhã até a tarde, para queimar as calorias extras ao longo do dia.

Nessa sexta–feira (7) no Dia Mundial do Chocolate a dica é desfrutar desse prazer entre amigos nas lanchonetes do Empório Fribal, seja com um delicioso chocolate quente, ou com uma fatia da torta de brigadeiro, um dos produtos mais vendidos. Vale também presentear amigos e familiares com pedacinhos desse prazer que é o chocolate, nas suas mais diversas formas.

– Publicidade –

Outros destaques