terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Rio das Bicas recebe iluminação nas marges

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), recupera a iluminação no calçadão do Rio das Bicas, na Avenida dos Africanos. Cerca de 100 luminárias já foram instaladas e outras 93 estão em fase de implantação.

A ação conta com o apoio do prefeito Edivaldo, que tem investido em várias obras para presentear a cidade. O titular da Semosp, Antônio Araújo, destacou que a entrega da conclusão das obras está prevista no cronograma de comemoração do aniversário de São Luís. “O local não possuía iluminação adequada e, agora, os moradores da região contam com uma área de lazer com maior segurança. Faz parte do programa de governo do prefeito Edivaldo realizar investimentos em áreas que ainda não receberam benefícios desse porte. Isso mostra a preocupação do poder público municipal em promover a revitalização de espaços como esse”, disse.

O modelo de luminárias implantado no calçadão do Rio das Bicas é referência nacional, utilizado em lugares como a orla da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte (MG). As luminárias possuem alta eficiência e tem como uma das principais características a produção de luz com brilho intenso, sendo ideal para áreas de exposição como a da margem do Rio das Bicas.

A lâmpada de vapor metálico, além de ter uma excelente reprodução de cores, é atualmente a fonte de luz branca de maior eficiência disponível no mercado. Ela tem como característica o grau de proteção IPW66. Isso significa que possuem maior resistência contra as intempéries como chuva, poeira, sol e vento. No local, estão sendo instaladas caixas antifurto, feitas de concreto, para coibir a ação de vândalos evitando a retirada de fio de cobre utilizado nas instalações.

O uso de uma iluminação mais moderna contemplará toda a extensão do calçadão, que possui um total de 1.550 metros e vai até a entrada do Parque Amazonas. O superintendente de iluminação pública da Semosp, José Pedro Lopes filho, destacou que já é possível perceber os resultados da primeira etapa da ação. “O novo conceito de iluminação na área fez com que os moradores da região retomassem o gosto pelas práticas esportivas. Já vejo várias pessoas caminhando no calçadão e jogando futebol”, afirmou.

– Publicidade –

Outros destaques