sábado, 24 de setembro de 2022

Sesi lança plataforma de diagnóstico de saúde e segurança do trabalhador

O lançamento aconteceu durante a Expo Indústria Maranhão. Trata-se do SESI Ergotech, plataforma desenvolvida de forma inédita pelo SESI Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além da plataforma, no stand da instituição, também aconteceu o lançamento do Projeto Blitz da Saúde e Segurança.

A plataforma SESI Ergotech faz um diagnóstico de saúde e segurança com uma equipe multidisciplinar e tem o objetivo de identificar o perfil de saúde do trabalhador. Qualquer alteração nos indicadores é acionada uma consulta primeiro com uma enfermeira e posteriormente com um médico, antecipando um eventual problema de saúde ou que se trate de forma antecipada qualquer problema que surgir.

A avaliação é feita a partir do histórico clínico, combinado com informações sobre sinais vitais como batimento cardíaco, frequência respiratória e temperatura corporal, constantemente monitorados por sensores vestíveis.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo SESI no mundo digital com novas tecnologias em prol da saúde dos trabalhadores. “O SESI está preocupado não só com a educação, mas principalmente com a saúde. Com essa nova tecnologia, em parceria com a Ufma, as empresas e os trabalhadores, com certeza terão bons resultados e é dessa forma que estamos caminhando para este futuro que está chegando e já batendo em nossa porta”, afirmou Baldez.

O superintendente do SESI, Diogo Lima, ressaltou que esta é a primeira vez que o SESI Maranhão desenvolve tecnologia de ponta. “É um programa fantástico de monitoramento de sinais vitais e qualidade de vida do trabalhador da indústria. Aumenta a qualidade de vida do trabalhador, o cuidado permanente com a vida do trabalhador, além de aumenta a sensação de pertencimento na organização”, enfatizou Diogo Lima.

A previsão é de que o SESI Ergotech esteja disponível já no próximo mês para algumas empresas. Presente no lançamento, o gerente de Relações Institucionais da VLI Ferrrovia Norte Sul, Fernando Kunsch, demonstrou interesse para que os colaboradores da empresa participem do projeto. “Particularmente fiquei muito bem impressionado. O SESI na vanguarda de cuidados com o trabalhador, apresentando solução e inovação para ergonomia e segurança do trabalhador. Temos todo o interesse em colocarmos nosso quadro de colaboradores à disposição para os testes e aplicação de tecnologia”, afirmou ele.

O vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo, parabenizou o SESI pela criação da plataforma digital. “O SESI está de parabéns em lançar esse projeto aqui na Expo Indústria e com certeza ele será muito utilizado pelas indústrias porque o importante é cuidar também da saúde dos nossos colaboradores”, afirmou.

BLITZ SAÚDE E SEGURANÇA- O projeto Blitz Saúde e Segurança também foi apresentado aos empresários presentes. A ação vem sendo desenvolvido desde novembro do ano passado, e já contemplou 90 empresas com cerca de 500 atendimentos. A previsão é de que até o final do ano sejam atendidas cerca de 400 empresas.

A coordenadora do projeto, Lenildes Barbosa Silva, informou que o projeto está sendo desenvolvido em São Luís, Caxias, Açailândia e Imperatriz. “Faz parte das ações de saúde a avaliação, aplicação de questionários, realização de exames laboratoriais, consulta clínica e de palestras. A equipe envolvida é composta por enfermeiros, médicos e nutricionistas”, complementou Lenildes Silva.

Com informações site Sesi/Fiema.

– Publicidade –

Outros destaques