quarta-feira, 1 de maio de 2024

Superintendente do Iphan é homenageada pela Câmara de Vereadores

Foto: Fábio Bala/Tv Guará

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa foi homenageada durante uma sessão solene, realizada na tarde dessa sexta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de São Luís. Na ocasião, o trabalho da historiadora Kátia Bogéa como Superintendente do IPHAN no Maranhão, no período de 2003 a 2015, foi relembrado e ressaltado.

O vereador Pavão Filho solicitou a homenagem e reconheceu a força de trabalho da historiadora e presidente nacional do Iphan. “É mais do que uma homenagem, é um reconhecimento do povo de São Luís, através do parlamento municipal a uma pessoa que é sergipana. E através do seu talento, da força de trabalho veio para Maranhão e demostrou, não na teoria, mas na prática, compromisso com a nossa gente, com a nossa cidade. E a Câmara Municipal faz hoje um grande reconhecimento entregando essa honraria à doutora Kátia Borgéa, presidente Nacional do Iphan. Ela foi elevada ao cargo de presidente regional do Iphan a presidente nacional pela competência, pelo compromisso ao trabalho”, declarou o vereador.

Foto: Fábio Bala/Tv Guará

O Superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, também destacou o trabalho da historiadora. “Ela tem sido uma incansável lutadora em prol do nosso patrimônio cultural. Na busca de recursos, busca de parcerias. Hoje nós temos o maior investimento dos últimos 30 anos dentro do Centro Histórico de São Luís”, destacou Maurício Itapary.

Kátia Borgéa já havia recebido antes da Câmara Municipal de São Luís o título de cidadã ludovicense e hoje recebeu uma menção honrosa pelos serviços prestados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “Esse título que eu já havia recebido e agora essa menção honrosa me deixa muito entusiasmada para continuar trabalhando cada vez mais pela proteção do patrimônio cultural de São Luís”, declarou Kátia Borgéa.

Kátia Bogéa:

Kátia Bogéa é sergipana, radicada no Maranhão desde a década de 70. Graduada em história pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ela ingressou no IPHAN ainda como estagiária. Em 2003 chegou à superintendência do IPHAN Maranhão. Durante a sua gestão, ela coordenou a restauração de boa parte do acervo arquitetônico de São Luís e Alcântara; articulou o PAC Cidades Históricas junto à Prefeitura de São Luís. Na área do patrimônio imaterial realizou o registro do Tambor de Crioula e do Complexo Cultural do Bumba meu boi, entre outros projetos. Atualmente Kátia Bogéa é a presidente do IPHAN Nacional.

– Publicidade –

Outros destaques