quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Trabalho científico do Lacmar e Hemomar é destaque em congresso

O Trabalho científico intitulado “Perfil de Doenças Onco-Hematológicas, Triadas por Hemograma, em Pacientes Atendidos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h)” foi produzido pela equipe de Farmacêuticos-Bioquímicos, especialistas em Hematologia, do Laboratório LACMAR e coordenado pela assessora científica do Laboratório LACMAR, Dra. Elda Pereira Noronha Avila.

Esse estudo foi apresentado em São Paulo, na modalidade de poster no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular; o maior congresso da área do hemisfério Sul. O trabalho objetivou determinar o perfil das doenças onco-hematológicas, triadas por hemogramas, em pacientes atendidos em seis UPAs da Ilha Upaon-Açu.

Constatou-se que no período do estudo, de Janeiro/21 a Junho/22, foram identificados através do hemograma automatizado e da análise microscópica do sangue, pelos especialistas do Laboratório LACMAR, um total de 72 pacientes com diversos tipos de doenças onco-hematológicas; sendo os casos de Leucemias Agudas os mais frequentes.

A Farmacêutica-Bioquímica do Laboratório de Hematologia do HEMOMAR, Gabriela Alves Bernadinho, que colaborou com o estudo, apresentou o trabalho no Congresso em São Paulo: “É gratificante saber que um trabalho de qualidade pode ser realizado em prol de pacientes da rede pública” disse.

– Publicidade –

Outros destaques