Três pessoas morreram em decorrência de choques elétricos no interior do Maranhão

Entre os dias 11 a 15 abril, foram registradas três mortes em decorrência de choques e descargas elétricas. Todos os casos aconteceram em cidades do interior do Maranhão, são elas, Pedreiras, Barreirinhas, Lago da Pedra.

Em uma escala nacional, no ano de 2022, 853 acidentes graves por choque elétrico foram registrados no Brasil. Desse total, 592 pessoas morreram (66% dos casos) e o maior número de mortes ocorreu em áreas externas, como em fios de postes: 262.

11 de Abril – Pedreiras (MA)

Funcionário da Equatorial morreu eletrocutado e outro ficou ferido após uma grande descarga de energia. O eletricista Francisco Carlos do Nascimento Silva, de 34 anos, morreu em Pedreiras (MA). Outro servidor também foi atingido pelo choque, mas não corre risco de morte. O acidente aconteceu por volta das 19h30min quando uma equipe que presta serviços para a Equatorial Maranhão estava trabalhando na ligação do quadro de medição em uma escola quando acabou sofrendo a descarga elétrica.

13 de Abril – Barreirinhas (MA)

Homem e um cachorro morreram após ambos serem eletrocutados em uma cerca elétrica. Segundo informações, o cachorro perseguiu uma cobra quando o homem percebeu a situação foi atrás do cachorro e ambos acabaram levando um choque, em uma cerca dentro de um rio.
Populares falam que o homem colocou a rede de energia devido a roubos de galinhas em sua residência.

15 de Abril – Lago da pedra (MA)

Uma Enfermeira estava utilizando um garfo para mexer a carne na churrasqueira quando recebeu o choque elétrico fatal. Lindomara era uma profissional de saúde bastante atuante na região, trabalhando em dois hospitais municipais e sendo reconhecida por seu comprometimento e dedicação à profissão.

Fique atento nas dicas de segurança

Pipas: Soltar pipas, papagaios ou pandorgas perto da rede é muito perigoso. Se enroscarem nos fios, não tente tirar. Não use material ou fio metálico para fazer pipas, pois conduzem eletricidade.

Não suba em postes: Subir em postes é muito perigoso. Só os profissionais autorizados da Copel podem subir nos postes com toda a segurança.

Chave-fusível: Ligar ou desligar chave-fusível com as mãos ou com varas (madeira, bambu, cano, etc.) pode causar choque mortal. Este é um serviço que só a Copel pode executar.

Fios caídos: Cuidado com fios caídos. Eles podem estar energizados. Desligue antes a chave da luz junto ao medidor se for nas suas instalações. Se for na rede externa, mantenha distância, sinalize o local (com galhos, cordas, etc.) e chame a Copel.

Balões: Soltar balões pode provocar muitos acidentes, principalmente se eles caírem dentro de subestações, sobre redes elétricas ou residências.

Fogos de artifício: Não solte fogos de artifício perto das redes elétricas, pois pode haver rompimento de cabos com acidentes fatais.

Caminhão caçamba ou guincho: Muito cuidado ao manobrar caminhões com caçambas, guindastes e betoneiras perto dos fios. Esses equipamentos podem ficar muito próximos dos cabos, com risco de contatos acidentais, rompimento de fios e choques graves. Inspecione o local antes dos serviços.

Poda ou corte de árvores: Cuidado com a poda ou o corte de árvores perto dos fios. Se algum galho tocar na rede e em você, o choque pode ser fatal. Planeje muito bem o serviço. Mantenha sempre limpa a faixa de terreno embaixo da rede, antes que os galhos atinjam os fios.


– Publicidade –

Outros destaques